O auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, sediou, na terça-feira (15), uma reunião com gestores municipais e a equipe da Gerência, representando a Secretaria de Estado da Saúde, para discutir a situação das comunidades quilombolas da região.

Na região de Patos há três comunidades quilombolas certificadas, em Santa Luzia, Várzea e Cacimbas. A secretária de saúde de Várzea e presidente da Comissão Intergestores Regional do Sertão, Maria Lúcia, explica que a Gerência de Atenção à Saúde da SES, com os municípios que possuem quilombolas, concentram esforços dentro da campanha de consciência negra, o Novembro Negro.

- Publicidade -

“Nossa intenção é buscar ações para nortear políticas que possam mudar o perfil epidemiológico dessas populações, oferecendo assistência integral e de qualidade para essas comunidades”, comentou Márcia.

Ela fala da participação dos líderes quilombolas na ação de busca de soluções para as problemáticas que atingem as comunidades, nas parcerias com o Estado, Programa de Promoção e Ação Comunitária, da Diocese de Patos, instituições de ensino superior.

A gerente da 6ª regional de saúde, Fernanda Érica, destacou a importância de ações conjuntas, com a inserção das próprias comunidades, as mais afetadas pelos problemas. “É necessária a inclusão das comunidades quilombolas nas políticas federais. A falta de definição traz consequências graves para a saúde, segurança dessas populações”, argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui