O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está dando mais um passo na área da socioeducação com a implantação do novo modelo de escola pública nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), uma ação pioneira no Brasil neste setor. A substituição do modelo tradicional de Escola Pública para a Escola Cidadã Integral teve início nessa segunda-feira (17) com a acolhida dos jovens e adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas nas unidades socioeducativas da Fundac e se estenderá durante toda a semana com planejamentos e apresentação da nova metodologia de ensino em tempo integral aos socioeducandos, familiares e funcionários.

O programa Escola Cidadã Integral tem como foco a formação dos jovens e adolescentes por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para enriquecer o currículo, como música, teatro, esporte, empreendedorismo, profissionalização, entre outras modalidades, além de aulas de informática e laboratoriais.

- Publicidade -

Para o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, este é um momento marcante para a socioeducação da Paraíba e do Brasil pelo pioneirismo da instalação do novo projeto de escola integral para todas as unidades da Fundac. “É muito bom poder contar com o apoio de todos que, diariamente, se dedicam a esta política pública de atenção a jovens e adolescentes em conflito com a lei, que estão internos nas unidades da Fundação, e é gratificante ver a socioeducação acontecer no estado da Paraíba”, comemorou.

A Escola Integral Cidadã nas unidades socioeducativas da Fundac terá uma estrutura diferenciada, e um currículo inovador. O tempo de permanência dos estudantes está sendo adaptado à necessidade de cada unidade de internação, sempre com o intuito de construir uma formação autônoma, competente e solidária, formando os jovens e adolescentes para o mundo do trabalho, contribuindo, assim, com a construção de um projeto de vida.

Segundo a diretora técnica da Fundac, Gilvaneide Nunes, o novo projeto escolar que o Governo do Estado está instalando nas unidades socioeducativas da Paraíba será referência para outros estados brasileiros. “Estamos escrevendo uma nova história da socioeducação da Paraíba. Estaremos a semana inteira dando suporte às escolas da Fundac. Precisamos andar de mãos dadas. Hoje o nosso lema é Disciplina e Cidadania”, disse a diretora durante pronunciamento, no Centro Socioeducativo Edson Mota.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui