De acordo com cientistas do Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin, na China, os gatos também podem ser infectados pelo novo coronavírus. A equipe também concluiu que galinhas, porcos patos e até os cachorros não são propensos a contrair a doença – mas que o risco de contágio ainda existe.

Apesar dos resultados do estudo (que pode ser lido em inglês), pesquisadores afirmam que os donos de felinos não devem se alarmar. Isso porque os resultados são baseados em experimentos de laboratório que utilizaram um pequeno número de animais infectados com altas doses do vírus, possivelmente, muito mais do que uma interação humano-animal poderia transmitir.

Experimento

Os pesquisadores partiram do princípio que os animais domésticos, por estarem constantemente em contato com os humanos, poderiam contrair a doença. Por isso, decidiram testá-los.

- Publicidade -

A equipe, liderada pelo virologista Bu Zhigao, infectou cinco gatos com o vírus por vias nasais. Seis dias depois, sacrificaram dois deles e constataram presença de RNA (ácido ribonucleico) viral, bem como partículas infecciosas nas vias respiratórias superiores.

No entanto, Saif observou que nenhum dos gatos infectados apresentou sintomas da doença e que apenas um dos três que foram expostos aos doentes contraiu o vírus. “Isso sugere que o coronavírus pode não ser altamente transmissível em gatos”, declara.

Apesar da alegação de infecção, há dúvidas em relação ao estudo. Por exemplo, o modo de transmissão não é claro, porque o estudo não descreve como as gaiolas foram montadas. Além disso, o gato que foi infectado pode ter contraído a doença das fezes ou da urina contaminada dos outros animais.

De qualquer forma, o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomenda que as pessoas infectadas limitem o contato com seus animais de estimação. “Estes são cuidados preventivos, como seria aconselhável para qualquer nova doença. Isso porque temos apenas informações limitadas disponíveis”, finaliza Saif.

Outros animais

Além dos gatos, o estudo descobriu que furões também são suscetíveis à infecção pelo novo coronavírus. Mas isso já era conhecido pela ciência. Muitos laboratórios começaram pesquisas sobre a Covid-19 usando esses animais.

Testes semelhantes em porcos, galinhas e patos obtiveram resultados parecidos. Não foi identificado nenhum tipo de RNA viral nos animais que foram infectados deliberadamente ou expostos a outros já doentes. Esses achados sugerem que nenhuma dessas espécies apresenta papel na disseminação do vírus.

 

Fonte: Olhar Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui