Os Estados Unidos enviaram dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil, anunciou a Casa Branca neste domingo.

“Os povos americano e brasileiro estão em solidariedade na luta contra o coronavírus. Hoje, como prova dessa solidariedade, anunciamos que o governo dos EUA enviou dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao povo do Brasil”, afirmou a presidência dos EUA em comunicado.

- Publicidade -

A hidroxicloroquina “será usada como profilática para proteger enfermeiros, médicos e profissionais de saúde no Brasil do vírus. Também terá um uso terapêutico para tratar brasileiros infectados”, acrescentou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que expressou sua proximidade com seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, intensificou a efervescência em torno da hidroxicloroquina quando anunciou dias atrás que começou a tomá-la diariamente, como medida preventiva, apesar das recomendações das autoridades sanitárias americanas.

Bolsonaro, por sua vez, está convencido dos efeitos da hidroxicloroquina, a ponto de, na semana passada, o Ministério da Saúde do Brasil recomendar seu uso para todos os pacientes de COVID-19, inclusive casos leves.

A hidroxicloroquina é utilizada há muito tempo contra a malária, mas sua eficácia eventual contra o novo coronavírus até agora não foi demonstrada por nenhum estudo rigoroso.

Vários ensaios clínicos foram suspensos em todo o mundo e alguns países, incluindo a França, proibiram o uso de hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19.

A Casa Branca também indicou que os Estados Unidos enviarão em breve 1.000 respiradores para o Brasil como parte da luta contra a COVID-19.

Fonte: https://www.afp.com/pt/noticia/

Foto: AFP/Arquivos / Jim WATSON

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui