Bijuterias, artigos de crochê e utensílios com cerâmica estiveram entre os produtos de artesanato que cinco artesãs trouxeram, nesta quinta-feira (10), para a exposição do Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento está sendo promovido pela ONG – Projeto Associação de Mulheres Empreendedoras (ProAme) em parceria com o Poder Legislativo Municipal e segue até esta sexta-feira (11).

As artesãs Maria Lopes, Márcia Nascimento, Célia Coutinho, Valdeci Pereira, Josefa da Silva, Josinalva dos Santos esbanjam criatividade e muito amor pela profissão. Há vários anos no ramo, elas não escondem a satisfação e alegria em querer mostrar seus trabalhos. “É a primeira vez que participo de uma exposição como essa. Ter um lugar para divulgar nosso trabalho é muito importante”, ressaltou Maria, que trouxe para a exposição jarros e pratos de barro, reciclados com pedaços de cerâmicas das mais variadas cores.

- Publicidade -

Numa mesa variada de doces, que dá até água na boca, Márcia, que é natural de São Paulo (SP) e reside em João Pessoa há oito anos, é responsável pela produção artesanal de docinhos, chocolates, entre outras delícias açucaradas. “Tenho outros trabalhos como a confecção de roupas de luxo para bonecas e a produção de caixas de MDF personalizadas”, revelou a empreendedora.

Mulher simples e de poucas palavras, a costureira Josefa da Silva resolveu apostar na confecção de camisetas de malhas, com mensagens sobre versículos da Bíblia. “Sou eu mesmo que confecciono essas camisetas. Tenho uma clientela certa”, informou ela, que também elogiou a Câmara dos Vereadores por ter cedido o espaço para a realização da exposição. O produto é confeccionado com 100% de algodão e de todas as cores, de acordo com a encomenda. Para ela, é muito importante essa troca de experiência entre as participantes.

Exposição de Artesanato na Câmara 10-05-2018 Olenildo ) (26)

A culinarista Célia Coutinho era uma das mais animadas com o evento. Autora de vários livretos com dicas de alimentos para melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas, escritos com a filha nutricionista Anna Maria, Célia elogiou a organização da exposição. “Aqui é ótimo. Muito acolhedor. Um ambiente maravilhoso. Estão dando total apoio na divulgação das nossas atividades. Isso é fundamental”, comentou ela, que ontem recebeu o prêmio Mulher Artesã, durante uma feira do Centro de Apoio à Criança e Adolescente (Cendac), na PBtur.

Além dos livros, Célia ainda confecciona roupas de crochê e produz alimentos, como bolo e chocolate, a base de soja, farinha de arroz, gergelim e castanha do Pará. Criatividade, mistura de cores e muito brilho são os ingredientes principais utilizados pela artesã Josinalva dos Santos na confecção de suas bijouterias e outros acessórios femininos. “Aqui eu tenho laços infantis, tiara, e uma variedade enorme de bijuterias”, acrescentou.

Já a artesã e empreendedora Valdeci expõe vários produtos de beleza e de alimentação balanceada. Ela trabalha com cinco segmentos de cosméticos e perfumes para homens, mulheres e crianças. No setor de alimentação, a empreendedora comercializa produtos naturais voltados para o “bem estar das pessoas”, como energéticos, chás e shakes.

Uma das diretoras da ProAme, Maria das Neves Andrade, considera de fundamental importância a realização de eventos como esse, com o objetivo, segundo ela, de garantir um espaço para as profissionais do segmento e, ao mesmo tempo, servir como instrumento para a divulgação dos produtos ao público pessoense.

Visibilidade

Márcia Gadelha, pedagoga do Centro Cultural da CMJP, coordenadora do evento, destacou que a exposição serve para difundir a cultura nordestina em diversas áreas, a exemplo da dança, do artesanato, culinária, entre outras. Márcia lembrou que a exposição já está na sua segunda edição. “Ele dá visibilidade ao Centro Cultural e as pessoas que trabalham com esse segmento”, finalizou.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui