“Que haja transformação, e que comece comigo”. Foi pensando nisto que o fotógrafo Ricardo Peixoto concebeu a exposição fotográfica “Primeiras Impressões” que será aberta oficialmente nesta quarta-feira (29), 18h14, galeria da Estação das Artes Luciano Agra, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A entrada é aberta ao público de todas as idades. A exposição ainda não tem previsão de data para encerramento. O horário de visitação é de terça à sexta-feira das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 21h. Primeiras Impressões está inserida na programação de aniversário da Estação Cabo Branco, que no dia 3 de julho completou 7 anos de atividades artística, culturais e educativas gratuitas para a população.

- Publicidade -

No mesmo dia, o fotógrafo Ricardo Peixoto estará lançando a revista que leva o mesmo nome da exposição (Primeiras Impressões), que segundo ele, concretiza a exposição e se torna um documento de acervo que fica como fonte de referência para estudos e pesquisas.

Na exposição o visitante irá encontrar painéis impressos, montados no suporte de lona nos tamanhos de 1 x 1 metro (20) e 2 x 3 m (7) com textos e frases que relatam os trabalhos produzidos pelos alunos do Laboratório que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, Estado da Paraíba, Companhia de Habitação Popular (Cehap); Caixa Econômica Federal em parceria com a Associação dos Mecânicos Profissionais de Veículos Automotores do Município de Mamanguape e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.ooj

Primeiras Impressões é fruto do Projeto de Trabalho Técnico Social realizado no Residencial Nossa Senhora da Penha I, localizado no município de Mamanguape, micro região do Litoral Norte do Estado da Paraíba. O projeto foi planejado em um ano e executado em três meses na cidade de Mamanguape, entre os meses de janeiro a março de 2015 e contou com a participação de 14 moradores da comunidade entre crianças, jovens e adultos. A oficina fotográfica foi ministrada pelo arte-educador Alexandre Gadelha, com curadoria do fotógrafo Ricardo Peixoto, da Ensaio Brasil Produções Ltda.

Na oficina teve como prática de ensino e aprendizagem a educação dos sentidos, na linguagem visual, por meio da fotografia. Segundo Ricardo Peixoto, o laboratório desenvolveu experimentações para a comunicação visual, sonora, escrita e corporal dos participantes. Foram utilizadas ações criativas e inusitadas no estudo da arte e suas diversas formas de linguagem.

“Foram realizados exercícios como jogos, rodas, dramatizações e técnicas de sensibilização e ampliou-se o contato direto com as sensações e emoções das pessoas valorizando o aprendizado que se produz com base na vivência de situações onde a espontaneidade, a efetividade e o fazer são levados em grande importância”, explicou o fotógrafo Ricardo Peixoto.

oogParticiparam da exposição os alunos: Ivanilda Jerônimo, Joana Ferreira, Yanny Wictória, Maria Augusta, Mateus Douglas, Maria das Graças, Maria de Lourdes, Milene Kaline, Maria Raniele, Nataline de Souza, Rosinalva Felix, Rosicleia Santos, Solange Lima e Vitória Bianca.

“Pouco a pouco fomos vendo como nós, humanos, temos nos retratado ao longo da história e como nos retratamos hoje, assim como, podemos retratar melhor qualquer coisa, a partir do conhecimento dos principais elementos que compõe a imagem, assim, como podemos ler melhor quando dominamos a construção de sílabas e palavras, a ponto de construirmos frases maiores e mais complexas”, finalizou arte-educador Alexandre Gadelha.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Que haja transformação, e que comece comigo.

Abertura: Quarta-feira (29)

Hora: 18h14

Local: Galeria Estação das Artes Luciano Agra – Altiplano.

Entrada gratuita

Mais informações: 3214.8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

CONTATO PARA IMPRENSA:

LÚCIA FRANÇA – Curadora Geral da Estação Cabo Branco

Fone: 99951.8655

Email: [email protected]

RICARDO PEIXOTO – Curador da exposição Primeiras Impressões

Fone: 061 98314.0499 – 061 3364.1104

Email: [email protected]

 

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui