O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), realiza a 48ª Feira Agropecuária e de Derivados da Paraíba, a Paraíba Agronegócios 2015. O evento acontece de 20 a 27 de setembro, no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. O objetivo é promover a realização de negócios para o setor agropecuário, comercialização de animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias para os produtores rurais.

Na programação, serão oito dias de feira dedicados ao agronegócio paraibano, com exposição de máquinas e implementos agrícolas, oficinas, cursos e palestras, concursos, shopping de animais, leilão de bovinos, feira de artesanato e de agricultura familiar, praça de alimentação e shows com atrações musicais. O evento também conta com a participação do Kennel Clube da Paraíba, com exposição de diversas raças caninas, demonstração e campeonato de agility – esporte no qual o cão precisa superar obstáculos, e campeonato nacional de cavalos da raça Mangalarga Machador.

- Publicidade -

Rômulo Montenegro, secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, comentou que o reconhecimento da Paraíba como zona livre de febre aftosa abriu a oportunidade para a realização do evento. “Vamos apresentar para o Brasil uma das melhores genéticas animais e não tenho dúvidas que iremos impulsionar o agronegócio. Todos os parceiros estão convictos que temos a possibilidade de receber grandes incentivos para o estado. Aqui estarão criadores de todo o país e será uma oportunidade de troca de conhecimentos e possibilidades para impulsionar o agronegócio”, destacou o secretário.

O presidente da Faepa, Mário Borba, um dos principais parceiros da Exposição, afirmou que o evento é uma grande conquista. “O agronegócio comprovou ser um dos principais vetores de desenvolvimento para o país e a Paraíba não poderia ficar de fora. A agropecuária vem alavancando a economia do nosso estado e por isso precisamos mostrar aos produtores rurais, empresários, instituições financeiras, iniciativa privada e órgãos o quanto o setor é importante”, disse Mário Borba.

Os visitantes poderão conferir e adquirir animais de raça selecionadas como gado Nelore, Sindi, Guzerá, Gir, Girolando e Holandês. Entre os equinos, o destaque é para a raça Mangalarga Marchador. Entre os caprinos e ovinos estarão em exposição raças como Dorper, White Dorper, Santa Inês, Boer, Anglo Nubiana, Toggenburg, Alpina, Saanen e Savana.

Ações da Empasa – A 48ª Feira de Agronegócio terá a participação da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa). As atividades da Empasa ficarão por conta da Divisão de Piscicultura (Dipis), com apresentação dos principais insumos à produção de peixe, como incubadora, aeradores, redes e puçás de captura do peixe; mostra dos principais reprodutores e matrizes cultivados na Estação de Piscicultura em Itaporanga; informações sobre a cadeia produtiva de piscicultura, desde a fase de alevinagem até a engorda dos peixes; instalação e monitoramento de um tanque de manejo, mostrando as principais espécies de peixes cultivados em águas interiores; e exposição sobre a exploração de um projeto de piscicultura pelos técnicos da Dipis.

A Feira Paraíba Agronegócios 2015 tem ainda parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).

O Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo está localizado no Bairro do Cristo Redentor, na BR-230, Km 25, João Pessoa. A entrada para o evento é gratuita.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui