O vereador Felipe Leitão, presidente municipal do Solidariedade (SD), defende, através de projeto de lei, que seja colocado no calendário oficial do Município de João Pessoa o “Mês Julho Amarelo”, em alusão ao combate das Hepatites Virais. Ele entende que a inciativa é muito importante, pois serve de alerta para que a população saiba como prevenir a doença e quais são seus verdadeiros sintomas.

Com base em dados do Ministério da Saúde e outras entidades da área, o parlamentar faz um alerta de que a doença age de forma silenciosa e muitas pessoas no Estado podem estar contaminadas sem saber. “As hepatites virais são doenças que agem de forma discreta. Muitas pessoas podem estar contaminadas sem saber, pois não fizeram exames e só tomam conhecimento quando ela já está em estado bem avançado”, comenta o parlamentar.

- Publicidade -

GetAttachment (1)Segundo ele, as hepatites virais são consideradas, pela Organização Mundial da Saúde, OMS, como sendo uma das maiores preocupações de saúde pública do mundo, nesse princípio de século. “Existem milhões de pessoas infectadas no mundo e, igualmente no Brasil”, ressalta. Para Felipe Leitão, os sintomas da doença quase não aparecem e na maioria dos casos os infectados tornam-se portadores crônicos, com a presença do vírus em seus organismos por vários anos.

“Quando a doença não é diagnosticada precocemente e não é tratada adequadamente, pode evoluir com gravidade para um quadro de cirrose hepática ou câncer de fígado”, informa o vereador, ainda com base em informações da OMS. Felipe acrescentou que, em alguns casos, devido ao estado adiantado da doença, não há outra saída a não ser um transplante do órgão afetado.

Felipe Leitão enfatiza que o projeto de lei, de sua autoria que já está na Comissão de Constituição e Justiça, determina que os prédios públicos sejam iluminados e ornamentados com as cores amarelas em alusão ao “Mês Julho Amarelo”, como ocorre também com Outubro Rosa (Câncer de Mama) e Novembro Azul (Câncer de Próstata).  Ele destaca que o Movimento Nacional de Combate as Hepatites Virais, a Seção Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de João Pessoa, da Secretária Municipal de Saúde, vem solicitando apoio e a ajuda da sociedade e do Poder Público para que ações e campanhas de combate a doença sejam executadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui