Foguetes atingem base no Iraque a 2 dias da chegada do papa

Pelo menos 10 foguetes caíram sobre uma base que abriga soldados americanos no Iraque, nesta quarta-feira (3). O momento de tensão no território do país do Oriente Médio acontece justamente a dois dias de uma visita histórica do papa Francisco ao Iraque.

Os foguetes lançados atingiram a base aérea de Ain Al Asad, no deserto de Anbar, e vários deles caíram em uma área em que ficam os soldados da coalização internacional liderada pelos Estados Unidos. Esse é o primeiro ataque contra forças americanas desde que os EUA atingiram alvos da milícia alinhada ao Irã na fronteira entre o Iraque e a Síria, na semana passada.

O ataque à bomba alimenta temores de uma possível repetição de uma série de ataques como os do ano passado, que culminaram no ataque de drones comandado pelos EUA que matou o general iraniano Qassim Soleimani.

A base aérea de Ain Al Asad é a mesma que foi atacada pelo Irã, em retaliação aos EUA, dias após a morte de Soleimani. Dezenas de militares americanos ficaram feridos na época. Um funcionário civil terceirizado morreu de ataque cardíaco após o ataque. O governo não informou se a vítima era iraquiana ou estrangeira.

VISITA DO PAPA NO IRAQUE
O ataque desta quarta integra uma série de outras ofensivas que foram realizadas nas últimas semanas e demonstra a grande dificuldade dos iraquianos de organizar a visita do papa, que começa na sexta-feira (5) e vai até segunda-feira (8). Francisco será o primeiro papa a visitar o Iraque, um país muçulmano de maioria xiita, na história.

Fonte: https://pleno.news/mundo

Foto: EFE/EPA/Ahmed Jalil

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *