Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), visitaram, na manhã desta segunda-feira (3), o Terminal de Integração do Varadouro. Damásio Franca Neto (PP), que preside a Frente, Bruno Farias (PPS) e Bosquinho (PSC) vistoriaram a obra de requalificação do local e ouviram alguns usuários para saber se as normas de acessibilidade estão sendo atendidas. Os parlamentares foram acompanhados pelo chefe de gabinete da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Wallace Massini.

“Recebemos várias reclamações de que o Terminal de Integração não é acessível às pessoas com deficiência, então viemos conferir de perto essa obra. Constatamos que a Prefeitura já vem trabalhando para garantir a acessibilidade, mas ainda há alguns pequenos detalhes que precisam ser ajustados, e nós vamos cobrar essas mudanças”, garantiu Damásio Franca Neto.

- Publicidade -

Entre as necessidades de adequação identificadas pelos vereadores estão a altura das rampas de acesso e o rebaixamento dos meios-fios. “Também conversamos com um deficiente visual que tem dificuldade para pegar ônibus, precisa pedir ajuda das pessoas, que algumas vezes dão informações erradas. Esse é um dos problemas que a Frente identificou e vai tentar resolver”, revelou Damásio.

O vereador Bruno Farias afirmou que algumas ações já estão sendo implementadas em favor das pessoas com deficiência, a exemplo da instalação do piso tátil para as pessoas com deficiência visual, das rampas de acesso para quem tem mobilidade reduzida e dos banheiros adaptados. “Pudemos constatar que estão sendo implementadas algumas ações para dar mais dignidade e cidadania às pessoas com deficiência”, comemorou.

Frente Parlamentar de Acessibilidade 03-07-2017 100
Vereador Damásio Franca (PP), Wallace Massini, chefe de gabinete da Semob e e vereador Bosquinho (PSC)

Bosquinho destacou a importância da iniciativa dos vereadores de saírem da Câmara Municipal para irem às ruas, onde ocorrem os problemas do dia a dia dos pessoenses. “A Frente está fazendo o seu papel de acompanhar a obra para poder sugerir ao Executivo as melhorias que precisam ser implementadas”, afirmou.

O chefe de gabinete da Semob, Wallace Massini, garantiu que todas as sugestões apresentadas pelos vereadores serão analisadas. “Estamos finalizando as obras do Terminal de Integração e tornando o local totalmente acessível. Em no máximo em 15 dias tudo deve estar concluído, e todas as recomendações apresentadas pelos parlamentares serão levadas em consideração. Vamos fazer o melhor para todos os usuários do Terminal de Integração, que passam por aqui todos os dias”, assegurou.

Além de Damásio Franca, Bosquinho e Bruno Farias, compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade os vereadores Helena Holanda (PP), Leo Bezerra (PSB), Thiago Lucena (PMN) e Tibério Limeira (PSB).

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui