O Governo da Paraíba, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Estado da Educação e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador Deficiência (Funad), realiza a 4ª Mostra de Arte Inclusiva do Estado da Paraíba. O evento acontece nos dias 10 e 11 deste mês, na sede da Funad, em João Pessoa.

A exposição representa o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Funad e instituições que atuam com pessoas com deficiência.

- Publicidade -

O tema deste ano tem como fonte o universo da cultura popular nordestina. É nesse ambiente que as várias atividades foram construídas, utilizando a arte como instrumento de inserção social.

A abertura será na próxima quinta-feira (10), às 8h30, com a Aula Espetáculo com Literatura de Cordel; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com os cordelistas Oliveira de Panelas, Aderaldo Luciano e Beto Brito.

Dentro da programação, haverá a exposição Chão de Estrelas, que evidencia o trabalho de usuários desenvolvido nas oficinas de artes visuais do Núcleo de Vivência e Artes da Funad (NVA). Também haverá espetáculos de dança, música, teatro e outras manifestações culturais. A Mostra é uma das iniciativas mais importantes do calendário anual da Funad e reúne um grande número de participantes, familiares, servidores e visitantes.

Segundo Simone Jordão, presidente da Funad, o evento é importante porque é resultado de todo um trabalho desenvolvido ao longo do ano, nas terapias com os usuários, que além de serem atendidos com os procedimentos básicos de uma reabilitação, são provocados a desenvolver habilidades que nem imaginavam, usando a arte como forma de inclusão. “Desse processo, que envolve usuários, famílias e reabilitadores, surgem grandes talentos e ele promove integração e força para entender que a deficiência não é entrave para uma vida digna e acessível. Além disso, temos a oportunidade de compartilhar de outras experiências, ricas e fascinantes, que nos chegam através de outras instituições”, comentou Simone.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui