A Fundação do Desenvolvimento do Adolescente e da Criança, em parceria com a primeira Gerência Regional de Saúde do estado da Paraíba, mais especificamente com os órgãos de vigilância epidemiológica e vigilância ambiental, iniciaram uma ação de controle e combate ao Aedes aegypti nas unidades socioeducativas, nesta quarta-feira (16).

A ação teve início no Centro Socioeducativo Edson Mota e no Centro Educacional do Jovem e será extensiva a todas as unidades de privação de liberdade para jovens e adolescentes em conflito com a lei do estado da Paraíba.

- Publicidade -

O trabalho realizado pelos agentes do fumacê está sendo acompanhado pela presidenta da Fundac, Sandra Marrocos, pelo diretor administrativo, Robério Burity, pela coordenadora do eixo Saúde, Janayna Madruga, e pelo coordenador de vigilância da primeira região da SES, Daniel Silva de Oliveira, e pelo apoio técnico, Antônio Medeiros.

Segundo Antônio Medeiros, antes do fumacê, foi feita uma visita técnica para averiguar a necessidade da ação de controle e combate ao Aedes aegypti no local. “Durante as visitas de inspeção, o nosso foco principal é buscar criadouros ativos. No CSE foram encontrados tanto mosquitos alados, quanto os focos”, disse o técnico da primeira gerência de saúde.

Segundo a coordenadora do eixo Saúde da Fundac, Janayna Madruga, esta é a primeira ação da Fundação de controle e combate ao mosquito da dengue. “Além desta, serão realizadas oficinas com os familiares, formação com as equipes de saúde e instituição do dia D da faxina, que acontecerá semanalmente”, acrescentou Janayna.

Para a presidenta da Fundac, Sandra Marrocos, a importância da ação é garantir não só a segurança dos funcionários que trabalham na socioeducação, como também realizar a promoção da saúde dos socioeducandos  e da comunidade circunvizinha, além de atender uma orientação do governador Ricardo Coutinho e da Secretaria de Estado da Saúde.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui