A arte secular de origem japonesa Origami, desenvolvida por jovens e adolescentes, em cumprimento de medida na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), será tema de concurso. A primeira edição do Concurso de Origami é uma ação realizada pela diretoria técnica da Fundac, através do eixo Esporte e Cultura, coordenado por Nilton Santos, e busca incentivar a produção artística de origami, revelando talentos no cenário das artes de dobradura em papel, ampliando o fazer artístico e ocupacional no espaço das unidades socioeducativas administradas pela Fundação. 

“O termo origami significar dobrar papel para construir formas geométricas: imagens de animais e objetos. Esta arte é um dos elementos culturais bastantes significativos entre os socioeducandos, que a utilizam de foram lúdica, ocupacional e até mesmo terapêutica. Nas unidades socioeducativas, a arte do origami é ensinada pelos próprios internos (onde um ensina ao outro), demostrando assim, ser uma atividade que estimula a interação e a convivência”, justificou Nilton Santos.

- Publicidade -

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundac, o objetivo do concurso é incentivar a criatividade dos jovens, estimulando o trabalho em grupo, além de ocupar o tempo livre e criar uma dinâmica entre eles. “A habilidade manual de alguns internos na produção de origamis é incrível, a qualidade e a genialidade com a qual conseguem desenvolver peças que são verdadeiras obras artes, impressionam. Atividades assim precisam ser prestigiadas e é isso que buscamos com esse primeiro concurso de origami”, disse Noaldo.

Poderão participar da seleção,os adolescentes e jovens da faixa etária dos 12 a 21 anos, que tenham vínculo institucional com as unidades socioeducativas do estado da Paraíba e que estejam frequentando regularmente as atividades da Escola Cidadã Integral Socioeducativa. “As inscrições para o I Concurso de Origami podem ser feitas até o dia 30 de abril, diretamente na unidade socioeducativa, na dependência do setor social ou na coordenação pedagógica do anexo escolar. Os interessados deverão inscrever um trabalho de origami de sua autoria com uma temática livre”, explicou o coordenador do eixo Esporte e Cultura.

O origami pode ser feito em uma ou mais técnicas, podendo o objeto ser: vaso, casinha, animais, barcos ou outra qualquer criação dentro do universo do origami. Cada participante poderá enviar somente um desenho para seleção. Os trabalhos que contiverem incitação a drogas, facções ou com conotação ofensiva e preconceituosa serão automaticamente desclassificados.

Uma comissão julgadora do concurso, composta por cinco professores de artes, selecionará os dez melhores origamis, em uma primeira etapa. Serão avaliadas a qualidade artística, a originalidade e a criatividade de cada participante. As obras vencedoras serão incorporadas ao acervo da instituição, podendo ser utilizadas em exposição ou decoração.

Os autores dos três primeiros lugares ganharão: um combo especial de café da manhã com os produtos McDonald’s, um kit de papéis sulfites (estilo chamequinho) e o primeiro lugar ganhará um conjunto de roupa da marca Maresia. A premiação será entregue durante a comemoração do Dia das Famílias, que acontecerá na segunda semana de maio.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui