Oito corais paraibanos se reúnem na edição 2019 do Chorus Fest, evento anual promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), e que este ano conta com o apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O Chorus Fest será realizado nesta sexta-feira (6), às 19h, no auditório do Unipê. O ingresso, de caráter filantrópico, será facultado a 1kg de alimento não perecível, que será entregue em comunidades carentes do Estado.

Criado e coordenado pelo maestro João Alberto Gurgel, o evento conta com a participação de corais selecionados dentre seu núcleo de atuação em João Pessoa, que se apresentam, em tom de congraçamento natalino, para integrantes e comunidade. Os grupos participantes são o Coro Infantil da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coro Sinfônico da Paraíba, Coral Ladies, Coral das Lourdinas, Coral Maestro Maurício Gurgel, Coral Universitário Gazzi de Sá (UFPB) e Coral do Tribunal de Contas da Paraíba.

- Publicidade -

“O repertório será eclético nas características musicais de cada coral. Ao fim, haverá a tradicional alusão natalina e o congraçamento de todos os coros cantando uma só canção”, explicou o maestro João Gurgel.

O Chorus Fest, cujo objetivo é a popularização do canto coral para todos os públicos e gostos, foi criado por Gurgel em 2013 e é realizado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba desde dezembro de 2014, com o intuito de agregar os coros paraibanos. O evento passou também a contar com apoio da iniciativa privada, como o Unipê, e também com órgãos públicos, como o Tribunal de Contas da Paraíba. Desde então, tem sido realizado em caráter itinerante, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Igreja da Misericórdia, Teatro Paulo Pontes, Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB) e Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

“Promovido pela Funesc, este ano com apoio do Unipê, o Chorus Fest é um evento onde reúno os corais que eu dirijo, juntamente com os corais mais próximos de nossa atuação, como é o caso do Coro Sinfônico da Paraíba e do Coro Infantil da Paraíba, grupos integrantes da Orquestra Sinfônica da Paraíba; o Coral Gazzi de Sá, que pertence a meu ex-professor Eduardo Nóbrega, e o Coral Maurício Gurgel, que era o antigo Coral Vozes do Sanhauá, que pertencia a meu pai”, destacou João.

Além de João Alberto Gurgel, o Chorus Fest conta com os maestros Anderson Correia, Daniel Berg e Eduardo Nóbrega. “Ficamos felizes por ser um evento, mesmo de caráter intimista, porém aberto ao público de todas as idades, desde criancinhas até senhoras com mais de 90 anos e com objetivo filantrópico pela arrecadação dos alimentos onde podemos, ao menos que temporariamente, fazer várias famílias contentes durante esta época”, comemorou Gurgel.

João Alberto Gurgel dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de grupos como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

Serviço

Chorus Fest 2019

Dia: 6/12/2019 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui