Os 25 estudantes selecionados para Programa Gira Mundo embarcaram neste sábado (30) para a Espanha. A solenidade de embarque aconteceu na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, onde foram realizadas orientações quanto ao embarque e aconteceu a despedida dos familiares ao grupo de estudantes. O evento contou com a presença do secretário executivo de Administração e Logística da Educação, Arthur Viana, e do coordenador do programa Gira Mundo, Tulhio Serrano.

Com um investimento da ordem de R$ 3.549.975,00, o programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino.

- Publicidade -

Ao regressarem, os alunos serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O projeto objetiva motivar alunos e professores da rede pública estadual na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os 25 alunos do 2º ano do Ensino Médio foram escolhidos mediante o resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foi aplicada uma Prova de Proficiência elaborada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). A seleção foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e uma última etapa de caráter apenas eliminatório.

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada GRE. Todos os alunos que participaram da prova receberam certificados.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira foi entregue antes do embarque, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações, entre outros temas a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

“A nossa expectativa é de que todos possam aproveitar ao máximo esta oportunidade de conhecimento oferecida pelo Governo do Estado”, contou o diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil, Tulhio Serrano.

Para saber mais sobre o programa acesse: paraiba.pb.gov.br/educação/giramundo

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui