A Goodyear apresentou um novo conceito de pneu 100% biodegradável capaz de regenerar a banda de rodagem e se adaptar ao clima, condições da pista e até mesmo ao estilo de direção do condutor.

A tecnologia foi anunciada por meio de um vídeo publicado nesta terça-feira (3) no canal da empresa no YouTube. O pneu inteligente funciona a partir de cápsulas que são introduzidas no centro da roda, sem a necessidade de tirar o pneu.

- Publicidade -

Todo esse sistema recebe a ajuda da inteligência artificial que controla a dispersão dos líquidos nos canais e ainda reúne informações sobre o perfil de direção do motorista, condições climáticas e da pista. Para suportar tantas mudanças, o material do pneu é reforçado com cabos fibrosos, totalmente biodegradáveis e extremamente resistentes e duráveis, de acordo com o vídeo da Goodyear.

Imagens publicadas pela Goodyear sugerem que seriam desenvolvidas cápsulas personalizadas com base no comportamento dos consumidores, mas outras atenderiam padrões pré-estabelecidos, com base em localizações e estações do ano.

Reprodução/Goodyear

Vale lembrar que esta é apenas a apresentação de um conceito e provavelmente não veremos a tecnologia chegar ao mercado tão cedo.

Fonte: Olhar Dgital

Foto: Goodyear/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui