Governo confirma mais uma edição dos Jogos Indígenas da Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), confirmou, nesta sexta-feira (14), a realização da edição de 2020 dos Jogos Indígenas da Paraíba. De acordo com a organização, o evento será entre os dias 14 e 18 de abril na Aldeia Jaraguá, localizada no município de Rio Tinto, onde a expectativa é a participação de 900 índios de Marcação, Baía da Traição, além dos que fazem parte da cidade sede.

Tudo ficou definido após uma reunião, nessa quinta-feira (13), que envolveu a equipe técnica do Desporto Físico da Sejel com o cacique das aldeias potiguaras, Sandro Gomes, além da cacique Cal. As modalidades em disputa serão: arco e flecha, cabo de guerra, corrida do toro, canoagem, futebol, arremesso de lança e corrida. “O mês de abril, que absorve o Dia do Índio, terá muitas atividades esportivas através dos Jogos, que movimentam bastante as aldeias do Litoral Norte da Paraíba”, avaliou o professor Mineiro, que integra a coordenação.

Para Hervázio Bezerra, secretário da Sejel, o evento ultrapassa a conotação esportiva, alcançando também o segmento cultural e de saúde. “O Governo do Estado visa contemplar, em abril, os povos indígenas com muitas atividades ligadas a sua cultura, o que não se limita a ser algo específico de esporte. Há também o benefício com o incentivo na área de saúde por meio do esporte e de cada um cultivar e ter orgulho de suas origens culturais, pois são os primeiros habitantes do Brasil”, frisou.

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *