Hoje é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Para marcar a data na Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), unidade da Gestão Unificada, promover, nesta semana, uma série de ações relacionadas à preservação do meio ambiente.

Entre as atividades executadas pelos escritórios regionais e locais espalhados pelo Estado estão palestras educativas nas escolas das redes municipais e estadual de ensino, oficinas, distribuição de material educativo, distribuição de mudas e plantios de espécies florestais e frutíferas, caminhadas ecológicas, apresentações culturais, entre outras ações.

- Publicidade -

Alagoa Grande – O trabalho de arborização e de preservação do meio ambiente que acontece durante todo o ano em Alagoa Grande há mais de 20 anos, ganhará novo impulso nesta semana com distribuição e plantio de 2.400 mudas de ipês de variadas cores, caju, jasmim, umbu, goiaba, laranja, além de hortaliças como pimenta e pimentão.

Segundo o secretário de agricultura do município, Paulo Luís dos Santos, o trabalho sistemático de arborização da cidade vai ser intensificado a partir desta semana. “Para tanto, estamos elaborando um projeto junto com os professores, que vai permitir arborizarmos toda a cidade com Ipês de diversas cores”, disse. Ele adiantou que, dos 2.000 ipês planejados, já foram plantadas 500 mudas. Informou que está articulando uma campanha de adoção de ipês, junto à população, utilizando todos os meios locais de comunicação do município. “A ideia é que cada morador cultive um pé de ipê em frente à casa”, justificou.

Para amenizar os efeitos dos problemas que afetam o meio ambiente em Alagoa Grande, é executado desde 2006, o Projeto Agricultura de Subsistência e Desenvolvimento Sustentável. A ação é coordenada pela Emater local, com apoio da coordenadoria regional de Guarabira, a qual o município é jurisdicionado e tem como objetivos resgatar a importância das famílias agricultoras de trabalhar a inclusão social dos alunos da zona rural junto com os professores e comunidades, além de conhecer a realidade do município, estudando suas potencialidades e atividades econômicas. Todo o trabalho tem parceria da Prefeitura Municipal, por intermédio das Secretarias de Agricultura, da Educação e do Meio Ambiente.

Cubati – O extensionista Marcio Osmir, da Emater de Cubati, em parceria com Associação Comunitária da Praia Nova e a Secretaria Municipal de Agricultura do município, promoveram uma caminhada ambiental em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Na ocasião, foi trabalhada educação ambiental com uma caminhada de observação do ecossistema e finalizando com uma exposição da produção agrícola da comunidade, em uma ação que teve o acompanhamento do coordenador regional Fernando Guedes.

Orgânicos – A abertura da Semana de Orgânicos ocorrerá no próximo domingo (10), a partir das 15h, no Parque Parahyba 2, Jardim Oceania e a Emater estará presente.

O evento contará com barracas de vendas de produtos agroecológicos, orgânicos e representação das principais feiras ou pontos de comercialização da Capital e municípios próximos. Na oportunidade, serão comercializados também lanches orgânicos e veganos e artesanato; promovidas atividades educativas e distribuição de mudas; além da apresentação cultural de roda de coco, sorteios de cestas com alimentos orgânicos e um estande com distribuição de material informativo.

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui