O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os abatedouros Procarne e Honorato & Araújo Ltda – Abatedouro Dois Irmãos. O TAC tem o objetivo de disciplinar o funcionamento e fornecimento de carnes de qualidade para a região metropolitana de João Pessoa e, consequentemente, para todo Estado. O documento foi assinado nessa quarta-feira (21), por iniciativa do secretário da Sedap, Rômulo Montenegro.

O TAC visa principalmente a inspeção sanitária prévia quanto aos produtos de origem animal, que também é competência dos estados nos termos da Constituição Federal, de forma a proteger a saúde da população.

- Publicidade -

Entre outras demandas, ficou definido que os estabelecimentos devem cumprir no prazo de 90 dias as exigências nos moldes do TAC firmado. Além disso, os proprietários deverão adequar os abatedouros a todas as normas do Ministério da Agricultura e da defesa agropecuária estadual.

Os estabelecimentos também deverão padronizar as áreas dos abatedouros de acordo com as exigências dos órgãos sanitários, ficando esses obrigados a prestar informações à Sedap sobre todas as ações adotadas. A defesa agropecuária deverá fazer visitas periódicas aos locais.

O secretário Rômulo Montenegro destacou a importância que o Estado vem alcançando na questão sanitária. “Antes, quando viajávamos à Brasília, nas discussões com o Mapa os nossos índices eram todos negativos, agora a gente vai para as discussões com a cabeça erguida. O Estado direcionou uma política para a questão sanitária e ambiental. Nosso papel é de parceria”, disse.

Para Mússio Ribeiro, diretor presidente da Procarne, a renovação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) junto aos abatedouros é de grande importância. “Nosso produto já é de primeira qualidade. Agora nós vamos apenas nos ajustar ao laudo técnico para que a sociedade não tenha dúvidas do que está consumindo. A assinatura do TAC só agrega valor aos nossos produtos em decorrência da garantia da qualidade regulamentar e, por serem entregues ao consumo, além de promover o recolhimento de impostos e incentivo ao emprego formal com qualificação de mão de obra”.

Estiveram presentes no ato da assinatura, o secretário executivo da Pesca, Sales Dantas; o gerente da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu; o diretor de Produção da Sedap, Pedro Madruga; o diretor da Empasa, José Tavares; o diretor presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães; representantes dos abatedouros Honorato e Araújo Ltda; superintendente do Sistema Faepa/Senar, Sérgio Martins; gerente executivo do Banco do Nordeste, Sílvio Marcos de Carvalho,  e Bruno Gama Fortes, gerente de Produtos e Serviços do BNB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui