O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participa da Reunião Nacional de Dirigentes para combate à dengue, chikungunya e zika vírus. O evento, que acontece até esta quarta-feira (25), em Brasília, tem o objetivo de avaliar as atividades de controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O encontro reúne gerentes de vigilância de todo país.

O evento teve início nessa terça-feira (24) com a entrevista coletiva do ministro da saúde, Marcelo Castro. O ministro apresentou os números referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika e microcefalia no país. Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice Aedes aegypti (LIRAa) e mostraram que 199 municípios estão em situação de risco de surto das doenças. Além disso, foi apresentada a campanha de mobilização contra o mosquito para 2016.

- Publicidade -

“Eliminando o mosquito, não deixando o Aedes aegypti nascer, nós venceremos juntos. O foco principal nesse momento é o controle da infestação do mosquito. Pra isso é importante engajamento e mudança de pensamento da população. A partir do momento que a população se engajar nessa luta contra o mosquito, venceremos essa luta”, enfatizou o ministro Marcelo Castro.

Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, é importante ressaltar que a população deve fazer a sua parte para eliminar os focos do mosquito. “A agenda de hoje foi bastante produtiva. Todos os estados e municípios devem se envolver no dia a dia do combate ao mosquito, assim como toda a população. É extremamente importante fazer as ações de combate ao mosquito, e como o próprio ministro disse, separar um dia para ‘o dia de faxina’, que será aquele dia, ao menos uma vez na semana, no qual realmente se olha dentro de casa pra eliminar os criadouros do mosquito”, concluiu Renata Nóbrega.

Programação – o encontro continua nesta quarta-feira (25). Na programação serão abordados os temas: “Guia de Manejo Clínico de Dengue – Atualização”; “Diagnóstico diferencial entre Dengue, Chikungunya e Zika” e “Surto de Microcefalias: atualização das medidas adotadas pelo Ministério da Saúde”.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui