O Governo do Estado, em parceria com a indústria Norfil S/A, promove, na próxima quarta feira (27), o 1º Workshop sobre Algodão Orgânico da Paraíba. O evento, organizado pela Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater) começa às 8h40  no Verdegreen Hotel , localizado na avenida João Maurício, 255, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, e conta com a participação de diversas instituições da cadeia produtiva do algodão, dentre elas a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), a Organização das Nações Unidas para  Agricultura e Alimentação (FAO), a Textile Enchangue,  a  Associação Brasileira de Varejo Textil (Abvtex), a Coopnatural, Comitê Estadual de Orgânicos, Instituto Biodinâmico (IBD), Vertshos, o Centro de Pesquisa e Assessoria do Ceará e a Embrapa Algodão.

O presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, e o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Algodão, João Henrique Zonta, farão a abertura do workshop, que, além de produzir um protocolo de intenções entre as instituições participantes, tem como objetivo proporcionar um debate sobre as oportunidades e os desafios com vistas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão orgânico no Brasil e na Paraíba.

- Publicidade -

Programação – Logo após a abertura oficial do evento e a apresentação dos participantes, começam as palestras, seguidas de debates. A primeira palestra do dia, sob o título Contextualização da Cadeia Produtiva do Algodão Orgânico começa às 9h50 e será proferida pelo técnico da Textile Exchange, Silvio Moraes. Em seguida, Adriana Gregolin, da FAO, falará sobre o Fortalecimento do Setor Algodoeiro na América Latina, por meio da Cooperação Sul-Sul.

A palestra seguinte será sobre Experiências e Expectativas para o Cultivo do Algodão Orgânico no Semiárido Brasileiro será ministrada pelo técnico Fábio Aquino, da Embrapa Algodão. Experiências com Fios de Algodão Orgânico no Brasil (mercado local e de exportação) será o tema da palestra de Ariel Horovitz, da Indústria Norfil S/A. Ainda na parte da manhã serão proferidas mais duas palestras: Flasgship Project, pelo técnico Alexander Grisar, da Socila e a Experiência do Projeto Algodão Paraíba, pelo diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba ( Emater-PB), Vlaminck Saraiva. O evento se encerra à tarde, com um protocolo de intenções para a viabilização de projetos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão orgânico.

Capacitação – Como parceira do Projeto Algodão Paraíba, a Indústria Norfil S/A também está viabilizando capacitação de técnicos em “Sistema de Controle Interno para Certificação Orgânica de Produtos Agrícolas”. O curso, ministrado por uma consultora do Instituto Biodinâmico (IBD), de São Paulo, acontece na sede regional da Emater de Campina Grande e tem por objetivo credenciar a equipe técnica da Emater a atuar como inspetores internos dos grupos de produtores  de algodão orgânico e as culturas que compõem o consórcio produtivo, a exemplo do milho, do feijão e do gergelim, as quais devem ser certificadas por auditoria do IBD.

Conforme o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo,  todas estas ações e eventos realizados a partir de parcerias estratégicas são fundamentais para o fortalecimento dessa importante cadeia produtiva do algodão sustentável, que, “além de ampliar as oportunidades de mercados diferenciados para os seus produtos, consequentemente, teremos mais agricultores familiares inseridos na comercialização direta e sem atravessadores, isso garante mais rentabilidade de negócio”, disse.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui