O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), realiza, na próxima terça-feira (10), em Campina Grande, a Mostra Regional da Agricultura Familiar e a 3ª Feira Estadual do Mel. Os eventos, que serão abertos pelo presidente da empresa e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) Nivaldo Magalhães, começam às 7h30 e vão até as 16h, na Praça da Bandeira, Centro da cidade.

A iniciativa é do Governo do Estado e, de acordo com o gerente regional da Empaer de Campina Grande, Ailton Francisco dos Santos, o propósito dos eventos, além da troca de experiências e informações dos mais diversos empreendimentos, é promover um espaço de exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar.  Tudo é proveniente dos 22 municípios jurisdicionados pela região administrativa da Empaer/Campina. Já a 3ª Feira Estadual do Mel, contará com presença de apicultores de todo o estado.

- Publicidade -

Entre os municípios expositores estão Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Caturité, Fagundes, Gado Bravo, Lagoa Seca, Massaranduba, Natuba, Olivedos, Pocinhos, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, Serra Redonda e Umbuzeiro. Afora os produtos artesanais e do mel, serão comercializados, carnes, leite e derivados, hortifrutigranjeiros e produtos da indústria rural caseira.

Dia do Extensionista – a data foi comemorada em todo o País na sexta-feira (6). Para marcar a data na Paraíba, a Empaer lança, também na terça-feira (10), em Campina Grande, o 2º Volume do Livro Extensão Rural: Experiências, Pesquisas e Sindicalismo. A obra, organizada pelos extensionistas Ailton Francisco dos Santos e Gustavo José Barbosa é uma coletânea de artigos de vários autores. O lançamento acontecerá durante a realização da Mostra da Agricultura Familiar e da 3ª Feira Estadual do Mel.

Para o presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, o extensionista, além de ser um excelente educador que orienta o agricultor na sua lida diária, contribui para o desenvolvimento rural sustentável das famílias, articulando e divulgando as políticas públicas, por meio das organizações sociais, de forma coletiva, com a finalidade de solucionar os problemas e, com isso, melhorar a renda e a qualidade de vida no campo.

No Brasil, são mais de 16 mil extensionistas distribuídos em 5.359 municípios e, na Paraíba, são 512 espalhados pelos 223 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui