O Hemocentro da Paraíba inicia nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, sua campanha de doação de sangue para o carnaval. Com o tema “Doe alegria antes da folia!”, a campanha, que busca manter o estoque de bolsas de sangue, contará com atividades lúdicas de incentivo à doação, sorteio de brindes e acolhimento especial. A abertura ocorrerá simultaneamente na sede do Hemocentro, em João Pessoa, e na Unidade Móvel do Hemocentro, que estará localizada no Ponto de Cem Réis.

“Durante os primeiros meses do ano o estoque de sangue fica baixo devido às férias e festas, porém a demanda aumenta consideravelmente durante o carnaval, pelo alto número de acidentes, daí a importância dessa campanha. Sangue não se vende e não se compra, se doa” destacou a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira.

- Publicidade -

Para a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, a sensibilização da população para a doação é essencial. “Durante todo o mês de fevereiro estaremos intensificando as ações, buscando sensibilizar e incentivar as pessoas para não deixar a doação para depois. Precisamos e todos os tipos de sangue agora”, enfatizou.

Expediente especial – Durante o carnaval, o Hemocentro da Paraíba funcionará 24 horas por dia para liberação de bolsas de sangue para hospitais. As doações poderão ser feitas no sábado de carnaval (6), das 7h às 17h, e na segunda-feira (8), das 7h às 13h. Na terça-feira (9) não haverá expediente, retornando o atendimento na quarta-feira (10), das 12h às 17h30.

Coletas externas – As Coletas externas programadas para complementar as atividades acontecerão na segunda-feira (1º), na reitoria da Universidade Federal da Paraíba, na terça-feira (2), na Faculdade de Ciências Médicas, na quarta-feira (3), dia do lançamento da campanha do carnaval, no Ponto de Cem Réis, e na quinta-feira (4), no Centro Comunitário do Jardim José Américo.

No sábado (13), a unidade móvel do Hemocentro estará no município de Sapé, e na quarta-feira (17), no Trote Solidário da UFPB. Já no sábado (20), a coleta externa será no Projeto Vida por Vidas, na quarta-feira (24), na Faculdade de Direito da Unipê, e encerrando as coletas externas do mês de fevereiro, no sábado (27), a unidade móvel estará na Facene. Todas as coletas são realizadas no período das 8h às 17h.

Sandra Sobreira faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais onde acontecerão as coletas externas e façam a doação. “O Hemocentro precisa manter o estoque de sangue regular para atender a demanda. Em datas comemorativas do ano, sempre fazemos campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, concluiu.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui