O Hemocentro da Paraíba está realizando o Curso de Sensibilização para Agentes Comunitários de Saúde em Captação de Doadores de Sangue. O evento, que acontece no auditório do Hemocentro, em João Pessoa, tem como objetivo capacitar os agentes comunitários para a captação, tornando-se um agente multiplicador das ações do Hemocentro. As próximas aulas acontecem nos próximos dias 25 e 26.

Estão sendo abordados temas relacionados à doação de sangue como “A importância da doação de sangue e captação de doadores voluntários; e “Identificando coagulopatias hereditárias”, com palestras da hematologista Sandra Sibele. “Preparamos uma cartilha para o captador, que junto com as palestras, pretende  sensibilizar os agentes de saúde para identificarem pessoas na comunidade com coagulopatias, ou seja, distúrbios da coagulação sanguínea”, disse a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral.

- Publicidade -

Divane explicou ainda que, como os agentes fazem um trabalho casa a casa, eles devem explicar para essas pessoas o que é a doação de sangue, sua importância, fazendo assim com que se tornem doadores, “Caso a pessoa tenha algum impedimento e não possa ser doador de sangue, ela pode trazer alguém, tornando-se assim um agente multiplicador”, disse.

O Curso de Sensibilização para Agentes Comunitários de Saúde em Captação de Doadores de Sangue faz parte da campanha do mês dos pais no Hemocentro da Paraíba. A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas disse que em meses de férias o estoque de sangue tende a baixar, por isso a importância da realização de campanhas constantes. “Estamos com o estoque de sangue baixo, por isso é importante que todos possamos ser multiplicadores também. Ainda existe certo medo e preconceito com relação à doação de sangue, mas o Hemocentro vem trabalhando, com divulgações, campanhas e palestras, para a conscientização da população, aos poucos estamos desmistificando isso. Doar sangue não emagrece, não engrossa o sangue, não faz mal nenhum, ao contrario, só salva vidas”, concluiu Divane Cabral.

Doação – Uma única doação, que equivale a 450 ml de sangue, pode ajudar a salvar pelo menos três vidas. O interessado deve se dirigir ao Hemocentro da Paraíba, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e nos sábados, das 8h às 17h, munido de documento com foto.

Antes de saber se está apto para a doação, o interessado recebe orientações ainda na recepção e é encaminhado para a pré-triagem, em que as enfermeiras do Hemocentro realizam a pesagem e teste de hemoglobina. Em seguida, passa pelo processo de triagem, durante entrevista com médico, para então saber se está em condições de fazer a doação.

Comprovada a aptidão, o doador faz um lanche e só então realiza o gesto que pode salvar vidas e que demora apenas de 10 a 15 minutos. Um homem saudável e em condições pode doar sangue seis vezes ao ano. Já no caso das mulheres, o intervalo entre as doações tem que ser pelo menos de três meses.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal).

– Pesar acima de 50 quilos.

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

– Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço.

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui