O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena em parceria com o Espaço Manacá – Centro de Ensino e Capacitação Profissional em Saúde está realizando o curso “Capacitação em Instrumentação Cirúrgica” para enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na instituição. O curso começou nesta quinta-feira (15) e será concluído no final do mês de março, tendo carga horária de 130 horas.

“Em virtude do número de funcionários, da demanda e complexidade dos procedimentos cirúrgicos, faz-se necessária à capacitação e reciclagem dos profissionais que atuam na área de instrumentação, bem como de todos da assistência que querem aprender mais um campo de grande importância na enfermagem”, explicou a coordenadora de enfermagem do Bloco, Roberta Amador.

- Publicidade -

A capacitação vai acontecer todas as quintas-feiras, no auditório da unidade hospitalar, e está dividida em teoria e prática, visando abordar conceitos de assepsia e antissepsia; treino individual de degermação das mãos (escovação); técnica de calçar as luvas; paramentação; treinamento de montagem da mesa, entrega do instrumental cirúrgico e simulação de cirurgia.

O diretor do Espaço Manacá, Jaime Lúcio, explicou que o curso de instrumentação é um elemento indispensável para o êxito da intervenção cirúrgica, pois através do fornecimento do material necessário para a realização da cirurgia, o cirurgião e seus auxiliares, podem concluir o procedimento de forma adequada, otimizando o tempo e obtendo êxito necessário na recuperação do paciente.

A técnica de enfermagem do setor de internação da instituição, Izabel dos Santos, falou sobre a importância do curso: “Sinto-me muito gratificado por estar aprimorando meus conhecimentos e contribuindo mais ainda para o trabalho realizado por todos os profissionais desta instituição, pois mesmo não trabalhando diretamente no Bloco cirúrgico da unidade de saúde sei que cursos de capacitação são sempre bem-vindos na nossa profissão”.

Com relação à avaliação, será feita em dois momentos: no primeiro, o aluno se submeterá à prova teórica referente a todo o conteúdo estudado. Já no segundo momento, será avaliado o desempenho durante o estágio supervisionado no bloco cirúrgico do complexo hospitalar.

Secom – PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui