Um espaço destinado ao cuidado com os profissionais e funcionários em geral do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), esse é o objetivo do Espaço Florescer, uma nova área que foi inaugurada nesta segunda-feira (31) e está localizada dentro do Hospital Santa Isabel.

De acordo com a diretora do Hospital, Aleuda Nágila, a área é voltada para os funcionários do hospital, mas beneficia diretamente os pacientes. “Com o Espaço Florescer damos continuidade a política que envolve o bem de cuidar, mas voltada ao cuidador, esse espaço será uma forma de aliviar as tensões e os estresses que o trabalho cria. Assim, esse profissional vai desenvolver com mais calma e tranquilidade sua função, beneficiando diretamente nossos pacientes”, comenta Aleuda.

- Publicidade -

O Espaço Florescer foi idealizado a partir do trabalho que já estava sendo desenvolvido pela psicóloga e arte terapeuta do HMSI, Amables Sousa, e visava proporcionar momentos de relaxamento para os funcionários através da arte. “Já fazíamos um trabalho de relaxamento com nossos profissionais e eles sempre gostavam e pediam por mais, só que esses momentos não eram frequentes. Agora com o Espaço as atividades além de serem diversas serão contínuas”, explica a psicóloga.

O Espaço Florescer conta com diversas atividades para os profissionais do Hospital Santa Isabel como apoio psicológico, atividades artísticas e artesanais, além de práticas integrativas.

Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) – HMSI realiza em média 3.500 consultas e 310 cirurgias ao mês. Ao todo são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI Cardiologia. Várias especialidades cirúrgicas, como cirurgia geral, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia.

Funciona diariamente durante 24h. O atendimento é porta fechada e para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela Rede Municipal de Saúde.  O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.

Pics – A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui