A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa que estão abertas até esta sexta-feira (19) as inscrições para o programa Jovem Senador 2016, destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país, com idade até 19 anos.O tema da redação deste ano será “Esporte, Educação e Inclusão” e os vencedores, cada um de um estado da Federação, participarão de atividades no Senado, em Brasília, como “jovens senadores”.

Os estudantes escolhidos conhecerão de perto o Poder Legislativo e vivenciarão a experiência inédita de proporem seus próprios projetos de lei. Durante uma semana, os estudantes selecionados conhecerão o funcionamento da casa legislativa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no plenário do Senado Federal.

- Publicidade -

As escolas devem enviar as redações dos alunos selecionados à SEE até esta sexta-feira (19). A SEE selecionará três redações para representar o estado da Paraíba na etapa nacional. No Senado Federal, uma comissão julgadora será formada para selecionar os melhores textos de cada uma das Unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Conforme o regulamento, a divulgação do resultado do concurso está prevista para 14 de outubro e o programa Jovem Senador será realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias estaduais de Educação.

Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Divulgação – Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação, cartaz, compilação das redações finalistas de 2015 e carta do Presidente do Senado compõem o kit do Projeto. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, no site: www.senado.gov.br/jovemsenador.

Orientadores – Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do Projeto na capital federal, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.

Dúvidas e sugestões sobre o Concurso de Redação do Senado e o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o Alô Senado – Central de Relacionamento com o cidadão do Senado Federal, pelo telefone 0800 612211. Os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda a sexta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui