O Instituto Cândida Vargas (ICV), em parceria com o Hemocentro da Paraíba, realizou uma palestra, na tarde desta segunda-feira (7), destacando a importância da doação de sangue entre os profissionais de saúde. A ação faz parte da programação da campanha ‘Solidariedade está no sangue’, que visa sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que salva vidas.

Dentro das atividades da campanha, será realizada nesta quarta-feira (9) uma ação de doação de sangue. “Nossos profissionais irão para o Hemocentro da Paraíba com o intuito de doarem sangue, em um ato de amor ao próximo. Aqui, recebemos sangue, então esse é o momento para também levarmos para quem precisa. Todos aqui já têm consciência e creio que será uma bela ação nesta próxima quarta”, contou a diretora multiprofissional do ICV, Alyne Soares.

- Publicidade -

Durante a palestra foi explicado os critérios para a doação de sangue. Segundo a equipe do Hemocentro, para doar tem que ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada antes dos 60 anos de idade e doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe); estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg, apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial; entre outras orientações.

Para a diretora geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, esse gesto de solidariedade não se resume apenas nos profissionais do Instituto, mas para todas as pessoas. “A gente chama a atenção a todos os doadores de sangue, e os que ainda não são, que tenham a certeza de que só através da doação é que nós iremos ter sangue no Hemocentro. Somos distribuidores de toda a rede hospitalar – público e privado, e o sangue não é fabricado, tem que ser doado”, enfatizou.

Ainda segundo Alyne Soares, durante todo esse mês de junho será discutida a importância da doação de sangue entre os profissionais do ICV. O desejo da direção do Instituto é que todos façam uma visita ao Hemocentro e doem sangue.

Outra campanha – Neste mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, também acontece a campanha ‘Junho Vermelho’, criada para incentivar a doação em todo o País. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui