Acontece na noite desta quinta-feira (1º) mais uma edição do projeto ‘Câmara no Seu Bairro’. Vereadores e servidores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) irão participar de uma audiência pública com os moradores da região polarizada pelo Bairro Jardim Planalto, na Zona Oeste da capital, a partir das 19h, nas dependências da Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, à Rua Compositor Rosil Cavalcanti, 130.

O ‘Câmara no Seu Bairro’ é uma das iniciativas inovadoras realizadas pela atual gestão da Casa Napoleão Laureano, que tem como principal objetivo aproximar ainda mais o Legislativo dos cidadãos. Em 2017, foram quatro edições do projeto: em Mangabeira, Valentina Figueiredo, Praia da Penha e Bairro dos Estados.

- Publicidade -

Na última quinta-feira de cada mês, as quatro comunidades receberam uma comitiva composta por vereadores, assessores e a estrutura necessária para realizar as audiências públicas, durante as quais os moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas necessidades diretamente aos parlamentares.

“Escutamos as demandas dos moradores de Mangabeira, Valentina, Praia da Penha e do Bairro dos Estados e encaminhamos as reivindicações aos órgãos competentes para solucioná-las. Afinal, a Câmara existe justamente para ser a voz do povo e vamos continuar a ouvir os moradores de nossas localidades em 2018”, comenta o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Câmara no seu bairro em Mangabeira
‘Câmara no seu bairro’ em Mangabeira

A primeira audiência aconteceu em Mangabeira, o bairro mais populoso da capital paraibana, com aproximadamente 140 mil habitantes. O Centro Cultural Tenente Lucena ficou lotado com moradores do bairro que foram ao encontro dos vereadores, assessores e equipe técnica do Legislativo Municipal, levando uma pauta de reivindicações da comunidade.

Mais de 30 moradores foram chamados ao púlpito. Um a um, eles relataram os problemas da comunidade: coleta de lixo regular, construção de hospital, do shopping do artesanato, academia de ginástica para idosos e até de um cemitério para o bairro. A atenção a comunidades como Cidade Verde e Aratu foi recorrente ao longo da noite.

A população do Valentina Figueiredo atendeu ao convite da Câmara e compareceu em massa na segunda edição do projeto ‘Câmara no Seu Bairro’. O encontro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho.

População no 'Câmara no seu bairro' em Valentina
População no ‘Câmara no seu bairro’ em Valentina

Segurança, calçamento, saúde, transporte, agência bancária, centro cultural e restaurante popular foram algumas das necessidades apontadas pelos moradores que fizeram uso da tribuna, muitos deles elogiando a iniciativa da CMJP, lembrando que era a primeira vez na história que a Câmara ia até o Valentina.

Em sua terceira edição, moradores do Bairro da Penha solicitaram à Mesa Diretora da CMJP a realização do ‘Câmara no Seu Bairro’ e lotaram o ginásio esportivo da Escola Municipal Antônio Santos, localizado na Praça Oswaldo Pessoa, com a finalidade de dialogar de perto com os parlamentares e mostrarem diretamente suas demandas a quem pode buscar solução.

Durante a audiência, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Raoni Kulesza, fez uma demonstração dos receptores de TV Digital que seriam oferecidos gratuitamente para a população carente da Capital paraibana através da Câmara de Vereadores.

Câmara_noSeu_bairro_Estados_ft_juliana (97)
Audiência no Bairro dos Estados

O Bairro dos Estados foi o palco da quarta edição do projeto ‘Câmara no Seu Bairro’ que aconteceu no ginásio do Colégio HBE e reuniu vereadores, líderes comunitários, moradores e estudantes. Segurança pública foi a campeã de solicitações entre os moradores da localidade, que reclamaram da falta de policiamento e iluminação pública na região.

Os encontros do ‘Câmara no Seu Bairro’ são realizados em parceria com escolas, associações, ongs e lideranças locais que possam contribuir com a identificação das carências e apontar saídas. Ao final de cada encontro, a Câmara encaminha aos órgãos competentes as reivindicações da população do bairro.

Através do ‘Câmara no Seu Bairro’, os pessoenses têm um contato mais direto com os seus representantes. Além de aproximar os cidadãos, a iniciativa tem como meta conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação política.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui