O governador João Azevêdo lançou, nesta sexta-feira (6), o Programa Governo Digital, facilitando o acesso da população paraibana a mais de 100 serviços oferecidos pelo Estado por meio do site www.digital.pb.gov.br . O lançamento do Governo Digital, realizado em cerimônia no Palácio da Redenção, em João Pessoa, concretiza um processo que coloca a Paraíba em um patamar diferenciado na relação da sociedade com o Estado, proporcionando transparência e cidadania.

Entre os serviços disponíveis na plataforma do Governo Digital, estão os da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), com consulta de débitos, emissão de segunda via e histórico de pagamento; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), com serviços como licenciamento/IPVA e renovação da carteira de habilitação. Os serviços contemplam, ainda, áreas como cultura e esporte e lazer.

- Publicidade -

Na ocasião, João Azevêdo destacou a importância do Governo Digital no dia a dia da população paraibana. “O Governo Eletrônico era algo que buscávamos fazer desde o início da transição de governo, e estamos hoje marcando uma data importante, porque durante todo esse ano trabalhamos em vários softwares, em vários aplicativos que ficaram disponíveis para a população. E esse é um processo contínuo, que está sendo criado agora através de decreto”, afirmou.

“Quando assumimos o Governo, colocamos como meta que este ano seria a grande virada, em que colocaríamos a Paraíba num patamar diferenciado na relação do cidadão com o Governo. Com o avanço da tecnologia, não tinha mais cabimento o cidadão ir até um órgão para agendar a data em que ele iria voltar para ser atendido no mesmo órgão”, prosseguiu o governador João Azevêdo, destacando que o próximo passo do governo eletrônico é acabar de vez com os processos por meio físico, reduzindo custos e proporcionando rapidez ao atendimento.

O presidente da Companhia de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio, afirmou que, com o lançamento do Governo Digital, o Estado se aproxima ainda mais das necessidades da população. “É um conjunto de soluções que vai facilitar a vida e melhorar os processos que já existiam no Governo para que cada cidadão não precise sair de sua casa para ir a busca de um remédio ou de um emprego, por exemplo”, comentou.

Já o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou que o Governo Digital faz com que a Paraíba acompanhe o processo de evolução que tem acontecido em todo o mundo. “Desde o período de transição do Governo, do qual eu participei, o governador João Azevêdo colocava como uma das prioridades o Governo Digital, buscando cada vez mais melhorar o dia a dia da população”, acrescentou.

A solenidade foi prestigiada por várias autoridades, a exemplo da vice-governadora Lígia Feliciano; e por vários secretários e auxiliares do Governo do Estado, como Cláudio Furtado (Educação); Jean Nunes (Segurança e Defesa Social); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); Marialvo Laureano (Receita); e Ruth Avelino (PBTur). Lideranças políticas de vários municípios paraibanos e da sociedade civil organizada também estiveram presentes à solenidade de lançamento do Governo Digital.

Mais transparência e cidadania – O Governo Digital é uma plataforma que unifica e amplia uma série de comodidades criada ao longo do ano, a exemplo do portal da cidadania, e de aplicativos, como o “Tia Maria”, em que a população tira dúvidas sobre prestação de serviços e que já prestou mais de 55 mil atendimentos, com tempo médio de apenas 16 segundos.

Outra característica do Governo Digital é o acesso do cidadão às informações de despesas e receitas de secretarias e órgãos estaduais. No ambiente do Governo Digital é possível, ainda, emitir boletim online, agendar a emissão da carteira de estudante e ter acesso a serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine-PB) ou a laudos e exames da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Na área de esporte e lazer, por exemplo, os interessados em se matricular na Vila Olímpica Parahyba podem realizar o cadastro, saber turmas disponíveis ou até mesmo renovar a matrícula.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui