João Pessoa conquista o melhor Índice de Competitividade do Turismo dos últimos oito anos

A Capital paraibana conquistou o melhor índice de competitividade do Turismo dos últimos oito anos, segundo o levantamento de Competitividade do Turismo Nacional 2015, elaborado pelo Ministério de Turismo (MTur), em parceria com Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV). João Pessoa se destacou pela excelência em 12 dos 13 quesitos pesquisados, conquistando o nível máximo em capacidade empresarial e marketing e promoção do destino.

O índice geral de competitividade do turismo de João Pessoa cresceu de 67,7 pontos em 2008 para 71,4 este ano, ou seja, um aumento de 3,7 pontos, o que representa um crescimento de 5,46%. Segundo a FGV, competitividade é a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.

Nos últimos dois anos o crescimento no índice de competitividade foi de 3,93%. A média de 71,4 pontos é superior à média do Brasil (60,0 pontos), das capitais (68,5 pontos) e das não capitais (53,8 pontos). O resultado classificou João Pessoa como a 14ª cidade mais competitiva do turismo no Brasil e a 4ª mais competitiva no Nordeste.

aereas_joaopessoa_foto_alessandropotter_007De acordo com a secretária municipal de Turismo, Grace Ferreira as parcerias realizadas e mantidas ao longo dos anos contribuíram para esse crescimento. “Esse resultado é fruto de uma gestão integrada onde as ações que são executadas não se restringem a um único direcionamento, refletindo em toda cadeia produtiva, gerando qualidade de vida ao município e o desenvolvimento de um turismo de qualidade”, destacou. A gestora completou ressaltando que a expectativa é de aumento para 2016.

O Destino Indutor João Pessoa tem duas dimensões no nível 5 (nível máximo), Capacidade Empresarial e Marketing e Promoção do Destino e dez dimensões no nível 4, Infraestrutura Geral, Aspectos Ambientais, Economia Local, Serviços e Equipamentos Turísticos, Políticas Públicas, Aspectos Culturais, Monitoramento, Acesso, Aspectos Sociais e Atrativos Turísticos.

Secom-JP

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *