Lacen-PB recebe homenagem pela atuação no combate ao coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) recebeu, nesta terça-feira (17), uma homenagem por sua atuação no combate ao novo coronavírus. Técnicos do serviço receberam medalhas de agradecimento pelo empenho dado às atividades que desenvolveram no diagnóstico da Covid-19. A honraria foi concedida pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), unidade sediada em João Pessoa.

Para o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, receber a homenagem foi gratificante para toda a equipe que forma o laboratório. “O ano de 2020 tem sido atípico em que, profissionais de saúde da linha de frente trabalham sem parar desde o mês de março. Estamos orgulhosos em sermos reconhecidos por uma instituição que forma colegas, produz saber e que encaminha pessoas para atuarem junto com a gente”, ressaltou.

O diretor explicou que no começo da pandemia o Lacen-PB não trabalhava com a biologia molecular de forma enérgica no diagnóstico. Em menos de uma semana, essa metodologia foi implantada e o laboratório passou de uma produção diária de 30 exames analisados por dia para a capacidade de executar até 1.000 amostras por dia. Bergson Vasconcelos destacou que, no período de 10 meses, o laboratório conseguiu mudar a estrutura física e investir em tecnologia, modernizando todo o serviço.

Sobre a homenagem, o diretor geral da Uninassau, Marcus Gava, explicou que a unidade criou o projeto Anjos da Saúde para parabenizar e honrar os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Como instituição de ensino que forma alunos na área, ele acredita que a ação é importante para os alunos o quanto o trabalho que eles irão desempenhar importa.

“Sabemos que alguns profissionais de saúde são abnegados. Viemos, com essas medalhas, agradecer a coragem de trabalhar na linha de frente, se expondo ao vírus. O trabalho desempenhado por todos é fundamental e histórico”, declarou.

O Lacen-PB foi escolhido, segundo Marcus Gava, por ser o centro de referência para o diagnóstico da Covid-19. Além do laboratório, a instituição também prestará homenagem aos profissionais do Clementino Fraga e do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *