O vereador Zezinho Botafogo (PSB) é o autor da Lei 1.745, de 10 de julho de 2012, que autoriza o Poder Executivo a instituir o projeto “Jornal e Educação” nas unidades escolares da Rede Municipal de ensino de João Pessoa.

O principal objetivo da Lei é incentivar a prática da leitura de informações de natureza jornalística. O intuito é contribuir para a formação de leitores críticos e participativos, dando ampla liberdade à escola em elaborar projetos pedagógicos para o melhor aproveitamento dos jornais em classe e extraclasse.

- Publicidade -

A proposta ainda não foi implantada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e o parlamentar cobra a efetividade da ação.

Enquanto a Lei não é colocada em prática pelo poder público, uma experiência exitosa vem sendo adotada pelas Escolas Estaduais Professora Maria Geny de Sousa Timóteo e Professor Luiz Gonzaga Burity, em João Pessoa.

Dentro do projeto “Grandes Leitores, Grandes Cidadãos”, os alunos desenvolvem o hábito da leitura e o senso crítico sobre as notícias da cidade, com propostas de trabalhos em sala de aula, com cunho pedagógico, debatendo as notícias ou criando conteúdo próprio. O projeto tem o apoio do Jornal da Paraíba, que cede os exemplares para as escolas.

Segundo Zezinho, a instituição do projeto “Jornal e Educação” vai colaborar para despertar nas crianças o gosto pela leitura e, acima de tudo, ajudar na formação de uma geração de leitores críticos e conscientes, que segundo o parlamentar, são atributos indispensáveis para um País que pretende alcançar o desenvolvimento pleno.

“A iniciativa ainda comprovará que a introdução de periódicos no ambiente escolar, além de estimular a leitura, contribui para a formação de leitores mais conscientes sobre a realidade social em que vivem”, ressaltou o vereador.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui