Residenciais_personagem_foto_julianasantos 078Há nove meses a família Antero de Lima mudou de vida. Em março deste ano, Severino, a esposa e a filha receberam uma moradia digna no Residencial Vieira Diniz, entregue pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A quantidade de famílias atendidas só cresce a cada dia, já são 3.500 unidades habitacionais entregues durante esta gestão, o que representa 14 mil pessoas beneficiadas. Os investimentos não param por aí, mais 4.997 moradias estão em construção e serão entregues até dezembro do próximo ano.

Hoje, a pequena casa feita de pedaços de madeira e piso de barro são lembranças de um passado que a família Antero de Lima quer esquecer. “Este ano passamos pelo primeiro inverno sem nos preocuparmos com a enchente. Passei 15 anos perdendo tudo para a chuva. A água minava do chão da minha casa e acabava com tudo que eu tinha e levava junto minha esperança de recomeçar”, relatou Marizete Antero de Lima, 60 anos.

- Publicidade -

Em um lar digno, dona Marizete descansa no conforto de uma cadeira de balanço na frente do prédio, onde todas as tarde se reúne com as vizinhas. “Aqui é tudo de bom, até minha saúde melhorou. Antes eu tinha uma alergia muito grande ao barro da outra casa que irritava meus olhos e minha pele. Eu não conseguia nem abrir os olhos direito. Agora tenho uma vida tranquila e posso aproveitar com mais paz”, contou.

Com a água do café fervendo no fogão, a dona de casa Joseane Guedes dos Santos, prepara o lanche da tarde para comer com as Residenciais_personagem_foto_julianasantos 122vizinhas. “Passei 30 anos esperando por um lugar para chamar de meu”, revela. Com 60 anos, desses, metade casada, ela conta que viveu muitos anos na casa de parentes. “Já morei com a minha sogra, cunhada e até como caseira em casa de família. Nunca havia sentido a emoção de escolher meus móveis como eu queria. Sentir tudo isso ainda é muito recente para mim”, completa.

“Estamos entregando mais que casas, estamos garantindo um espaço seguro, confortável e digno para que estas famílias possam iniciar um novo momento em suas vidas e para que possam construir novos laços”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “O lar é a base para o fortalecimento da família e o nosso objetivo é proporcionar isso para as pessoas que sofrem com a falta de moradia na nossa cidade”, complementou.

Moradias – Os projetos residenciais da Prefeitura são entregues com equipamentos esportivos como quadras, espaços para lazer e convivência, acessibilidade, apartamentos adaptados para cadeirantes e idosos, além de pavimentação, saneamento, drenagem e iluminação. Os moradores do Timbó ganharam um novo bairro. O projeto de revitalização da comunidade foi o primeiro do Estado a receber iluminação pública em LED.

Residenciais_personagem_foto_julianasantos 167No Timbó, para oferecer uma estrutura de qualidade na formação das crianças da comunidade, a PMJP reformou a creche Nossa Senhora de Fátima, adequando-a ao padrão da Educação Infantil. Os moradores também ganharam sua própria Unidade de Saúde da Família e Cozinha Comunitária, onde são oferecidas diariamente 200 refeições a pessoas carentes.

Já o Residencial Vista Alegre, em construção no bairro de Gramame, em João Pessoa, terá mais habitantes do que 50,67% dos municípios paraibanos. No local, estão sendo construídas 2.016 unidades habitacionais o que representa 8.064 pessoas beneficiadas. De acordo com o último cálculo de estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 223 municípios paraibanos 113 possuem população menor que oito mil habitantes.

Além das residências, será construída uma escola com capacidade para 900 alunos, um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), uma Unidade de Saúde da Família (USF), duas praças e equipamentos esportivos, como quadras, campo de futebol e ginásios e comércio. O espaço ainda terá um ponto de apoio comunitário, para a realização de festas e reuniões.

A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, destacou que “esses equipamentos públicos são necessários para que essas pessoas possam viver com cidadania, diminuir o déficit da região e conseguir equilibrar os índices socioeconômicos em relação a outros bairros”, disse.

Trabalho Social – A responsabilidade do Município com as famílias beneficiadas não termina com a entrega dos apartamentos. Todas participam de um trabalho social, que é iniciado três meses antes da entrega dos apartamentos e se estende por mais dois anos. Os moradores têm acesso a campanhas educativas, aulas de educação física e cursos profissionalizantes.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui