A tecnologia de melhoramento genético da mangaba, uma das frutas tropicais nativas mais procuradas no mercado, desenvolvidas pelo Banco de Germoplasma e Jardim Clonal da Emepa está sendo exportada para o município de Jacaraípe, na Bahia, onde produtores rurais estão ampliando suas áreas de cultivo.

Depois de conhecer os trabalhos no campo de multiplicação de mudas da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba-Emepa, na Estação Experimental José Irineu Cabral, em Jacarapé, empresários do Grupo Oportunnity, da Bahia, firmaram contrato de compra de oito mil mudas de mangaba de grande potencial genético, ficando ainda com a incumbência de acompanhar o desenvolvimento técnico das plantas.

- Publicidade -

Os trabalhos de pesquisa sobre mangaba da Emepa chegam ao conhecimento dos empresários baianos por intermédio do pesquisador da Embrapa de Petrolina-PE, Paulo Roberto Coelho Lopes. Segundo o pesquisador da Emepa, Edivaldo Galdino, depois de visita ao município de Jacaraípe, ficou acertado o fornecimento das mudas que serão plantadas em 100 hectares, distribuídas em duas propriedades.

“Trata-se de um grupo empresarial que está fazendo pesados investimentos na produção de fruteiras nativas e que pretende industrializar na forma de polpa”, afirmou. Lembrou que esse mesmo grupo depois de conhecer as pesquisas da Emepa também com cajá com porte reduzido e maior densidade de plantas, demonstrou interesse por essa cultura igualmente para a produção de polpas.

Segundo o pesquisador Edivaldo Galdino, o pomar de mangaba implantado em terras baianas está em boas condições, mesmo apresentando algumas falhas decorrentes da climatologia deste ano, mas sem comprometer a plantação.

“A empresa tem sempre consultando a Emepa, buscando mudas com a consciência de que é uma aquisição de fundamental importância pelo fato de ter com provação cientifica publicada em documentos técnicos, anais de congressos, o que dá respaldo às ações”, explicou.

As experiências da Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, são desenvolvidas com rigor, o que contribui para o pleno êxito da cultura, que caminha para o coroamento do trabalho através da sua produção que chegará brevemente.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui