A Unidade de Semiliberdade da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), deu início ao projeto Maleta Juventudes, fruto da parceria entre o Canal Futura e a Fundação. O lançamento dos trabalhos, junto aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais de semiliberdade, aconteceu nessa segunda-feira (7) e reuniu representantes da diretoria técnica da Fundac e da Unidade Socioeducativa.

O Maleta Juventudes é um projeto do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, que procura valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social das juventudes por meio de parcerias com jovens de todo o país, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds).

- Publicidade -

Através da parceria entre o Canal Futura e a Fundac, a Socioeducação do Estado da Paraíba tem a possibilidade de potencializar a implementação da sua proposta pedagógica junto aos adolescentes e jovens inseridos no Sistema, tanto com o uso dos materiais, quanto aproveitando as formações oferecidas pela Fundação Roberto Marinho.

Para Uêgylla Keitylly, pedagoga da Unidade, a iniciativa inspira pela excelência do seu conteúdo e material. “Na Semiliberdade, nos debruçamos sobre o material para pensarmos na melhor maneira de sua utilização. Até que planejamos e marcamos a atividade de abertura”, relatou.

“Foi uma tarde de ricos saberes, onde conversamos sobre as juventudes e suas particularidades. Para essa atividade inicial, contamos com a participação de Zé Silva, mestrando em etnomusicologia e brincante de coco de roda e ciranda na Paraíba, que concluiu os trabalhos com uma oficina de instrumentos de percussão popular”, acrescentou a pedagoga.

Segundo Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac, a Semiliberdade vivencia um momento ímpar, através do Maleta Juventudes, que vem para contribuir com a retomada das atividades socioeducativas na Unidade. “O Projeto traz um diferencial pedagógico onde todos os profissionais vêm se envolvendo e se empolgando com as atividades executadas”, comentou.

Marcondes José, atual diretor da Semiliberdade, acredita no potencial do Projeto e na capacidade que ele tem de contribuir com o atendimento socioeducativo da unidade. “Retomamos as atividades na Semiliberdade da melhor forma e a diretoria técnica da Fundac tem nos proporcionado várias ações que só contribuem para a evolução do nosso trabalho”, concluiu.

“Estamos passando por um processo que engloba vários tipos de formação. Durante o mês de maio, mais de 40 profissionais da Fundac foram capacitados para executar o Maleta Juventudes. Estamos investindo todas as nossas fichas nesse Projeto e no diferencial que ele traz”, disse Rafael Honorato.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui