DSC_2653Um dia de emoção, confraternização e compartilhamento de experiências. Esse foi o 8 de março para cerca de 500 mulheres de João Pessoa, beneficiadas com programas sociais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No auditório da Estação Ciência, no Altiplano, elas puderam ter momentos de alegria e de inspiração, conhecendo a história de superação de mulheres fortes da sua terra.

A conversa foi conduzida pela primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, que destacou o trabalho da gestão para garantir uma vida melhor para essas mulheres. “Elas são agraciadas por uma política sensível em diversas áreas e que fortalecem o seu empoderamento e fazem com que elas possam conquistar cada vez mais o seu espaço”, declarou.

- Publicidade -

Uma dessas mulheres é Ana Paula dos Santos Silva, que contou uma história de superação de um problema que ainda é vivido por muitas mulheres. “Eu fui mais uma mulher a viver em um ciclo de violência doméstica. Fui agredida pelo pai dos meus filhos por mais de um ano, depois que ele se envolveu com drogas”, contou.

DSC_2993Ana afirmou ter relevado a situação por um tempo antes de ter coragem de tomar uma atitude. “Eu não agia por causa dos meus filhos, mas chegou a certo ponto em que ficou insuportável. As mulheres têm medo de não conseguir sobreviver sem os maridos, mas depois a gente descobre que somos mais fortes do que achamos”, explicou.

Um dos fatores que contribuiu com essa superação foi o Programa de Cirurgias Reparadoras para Mulheres Vítimas de Violência. Oferecido pela PMJP e encaminhado pelo Centro de Referência da Mulher. “Conheci o programa e estou conseguindo fazer as minhas cirurgias. Já melhorei muito e tem sido muito importante porque além da dor e do incômodo, eram marcas que me lembravam daquele período e que me limitavam no dia-a-dia. Estou mudando isso”, garantiu.

Quem também levou uma história de libertação para o encontro foi Nízia Maria dos Santos, beneficiada com uma das mais de três mil casas já entregues pela gestão. “Por ser cadeirante a minha maior dificuldade era a locomoção, e no Residencial Vieira Diniz eu tenho o que preciso. O apartamento e o condomínio têm toda a acessibilidade que preciso. Antes eu me sentia presa, tinha que pedir ajuda aos outros para tudo. Hoje eu me sinto livre”, declarou.DSC_3188

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, é para mudar a vida de pessoas como estas que a Prefeitura da Capital tem trabalhado. “Nós temos agido em diversas frentes para garantir que as necessidades da população sejam ouvidas e ouvir esses depoimentos nos emociona muito. Esta é uma data especial em que temos a oportunidade de homenagear essas verdadeiras guerreiras, que possuem um papel fundamental na construção e desenvolvimento de nossa cidade”, complementou.

O evento contou ainda com as apresentações musicais da sambista Hello Nascimento e da banda 5 de Agosto. Mais cedo, as mulheres puderam participar de um café da manhã de confraternização. Para a data especial, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fez questão de homenagear mulheres que são beneficiadas o ano todo, dentro da política municipal de valorização da mulher.

Ainda contaram suas histórias Dagmar Francelino, uma das beneficiadas com as 27 creches que já foram construídas ou reformadas pela gestão. São ambientes que garantem às mulheres a possibilidade de buscar o mercado de trabalho e saber que os filhos estão sendo cuidados com amor e toda a infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento.

DSC_2930Ana Carla Silva Lima falou sobre a mudança de vida que teve ao ver atendido o seu direito básico à alimentação, garantido por uma das 3.400 refeições oferecidas diariamente nas cozinhas comunitárias e nos restaurantes populares. Maria Cristina Lucena contou sobre as melhorias em sua saúde obtidas com a inauguração de uma Academia da Saúde perto de sua casa, além do acompanhamento da Unidade de Saúde da Família.

E o exemplo das Sereias da Penha, que levou as comunidades da Penha e de Paratibe para todo o Brasil com a produção de biojoias artesanais, foi lembrado Joseane Izidro, uma das mulheres que, por meio do projeto, conseguiu se reposicionar na sociedade pela conquista da autonomia financeira e recuperação da autoestima

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui