Nova plataforma digital do SUS facilita armazenamento de dados e planejamento em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) dará o suporte aos gestores e técnicos municipais com todas as informações para cadastro e uso do Sistema DigiSUS Gestor – Modo Planejamento (DGMP).

Técnicos da secretaria serão capacitados pelos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS) e a SES será referência para autorização de acesso das secretarias Municipais de Saúde e dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde. A plataforma está em fase de implantação. A previsão é que o Ministério da Saúde (MS) ajuste a liberação até o dia 18 de janeiro e, a partir daí, inicie o processo de capacitação de técnicos. A meta é que, até 2020, a estratégia DigiSUS Gestor esteja completamente disponível e beneficie os gestores e a população brasileira.

O DGMP é uma plataforma digital em que os gestores poderão realizar o monitoramento dos indicadores e metas pactuadas para a saúde, que são a Programação Anual de Saúde (PAS), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), o Relatório Anual de Gestão (RAG) e a Pactuação Interfederativa de indicadores. Ao DGMP serão incorporados as funcionalidades SargSUS e SISPACTO, sistemas até então utilizados para envio de RAG e para o registro das metas, a lista dos indicadores nacionais pactuados em CIT para cada período, respectivamente.

De acordo com o gerente de Planejamento e Gestão da SES, Marcelo Mandu, o sistema vai facilitar tanto a gestão estadual quanto a municipal, principalmente na parte de planejamento. “O objetivo da plataforma é melhorar o fluxo de informação para o apoio à decisão em saúde. O DGMP será restrito para usuários com cadastro e senha. Terão acesso à plataforma o gestor municipal, técnico indicado pelo gestor e o Conselho de Saúde”, explica.

Marcelo pontua que o público poderá consultar as informações do sistema através do DigiSUS Gestor. Porém, para este tipo de acesso, não será necessário o cadastro e a senha. “O cidadão poderá acompanhar com mais transparência as diretrizes, os objetivos e as metas da gestão com relação à saúde”, completa.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *