A partir da próxima semana, o novo sistema de rádio comunicação digital adquirido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, começará a funcionar na cidade de João Pessoa. Na manhã desta quarta-feira (22), representantes da Motorola Solutions do Brasil estiveram na Paraíba, a fim de demonstrar o funcionamento do equipamento, que possibilitará uma comunicação mais ágil e segura entre as forças de segurança da Paraíba. Para isso, foram investidos R$ 33 milhões.

A apresentação foi direcionada aos gestores das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar, e ainda representantes de outras instituições de segurança em nível estadual e federal. Durante a demonstração, realizada no Centro de Educação da Polícia Militar, bairro de Mangabeira, Bruno Ramos e Alexandre Bois, engenheiro de Sistemas e gerente de Vendas da Motorola, respectivamente,  falaram detalhadamente sobre o equipamento e aspectos relativos à cobertura, capacidade, funcionalidade e ao desempenho do sistema.

- Publicidade -

“A cobertura abrange o Estado inteiro, semelhante a uma operadora de telefonia, e é um caso inovador. São 40 torres de transmissão espalhadas no território paraibano, contando com proteção da informação, que é criptografada, canal de emergência disponível e 99% de confiabilidade”, frisou o engenheiro. Ainda estiveram presentes Rodrigo Franciscani, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, e Emerson Beluci, gerente de Implantação da Motorola Solutions do Brasil.

O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, ao anunciar o funcionamento do equipamento a partir da próxima semana, após a fase de testes, destacou os esforços da Secretaria da Segurança e da Defesa Social para que a aquisição fosse concretizada. “Tivemos muitos desafios, todos superados, e estamos saindo de uma realidade analógica para a digital. Este é o maior investimento do Governo do Estado em Segurança Pública nos últimos anos e envolve uso de uma tecnologia de ponta e robusta, chamada Tetra, utilizada em países da Europa, como Alemanha, França e Espanha. A fabricação, inclusive, é alemã”, afirmou.

O novo sistema de rádio comunicação digital da Paraíba foi adquirido por meio de convênio com o Governo Federal e tem como principal objetivo fazer com que as forças de segurança possam se comunicar de maneira mais ágil e segura, o que reflete em uma melhor prestação de serviço à população. Com a tecnologia, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar irão trabalhar interligados. Até o final do ano, todo o sistema deverá ser implantado.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui