A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou nesta segunda-feira (22) que, uma vez determinado o potencial da dexametasona para salvar as vidas dos pacientes em estado grave com Covid-19, está na hora de aumentar a produção do fármaco e garantir sua distribuição em todo o mundo.

– O desafio agora é aumentar a produção e distribuir de forma rápida e equitativa a dexametasona, especialmente onde for mais necessária – ressaltou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, na sede da entidade, em Genebra.

- Publicidade -

De acordo com o líder da OMS, desde a semana passada houve um aumento na demanda desse medicamento, utilizado desde a década de 60 para outras doenças e que é muito econômico, pois não necessita licença para ser produzido.

– Por sorte, é um medicamento barato e há fabricantes em todo o mundo, então estamos confiantes que vão acelerar a produção – comentou.

Adhanom acrescentou que é preciso priorizar os países com mais casos de Covid-19. Segundo o dirigente, a produção e a distribuição devem ser feitas “com transparência e constante supervisão” para evitar falsificações e produtos de qualidade inferior.

Como não há evidência de eficácia em casos leves ou como forma de prevenir a Covid-19 em pessoas saudáveis, Adhanom afirmou que a dexametasona “deve ser usada apenas em pacientes graves ou críticos”.

Fonte: https://pleno.news/saude/coronavirus

Foto: EFE/Jorge Torres

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui