Operação Proteção avança e mais 21 academias da Capital são fiscalizadas nesta terça-feira

Seguindo o planejamento da quarta etapa do Plano de Flexibilização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), equipes do Procon-JP fiscalizaram, nesta terça-feira (28), academias localizadas nos Bancários, Miramar, Jardim Cidade Universitária e em bairros da Orla da Capital. O principal objetivo da Operação Proteção é garantir a segurança sanitária das pessoas que farão uso dos estabelecimentos, fiscalizando e orientando para que as empresas cumpram os protocolos descritos no decreto n° 9.537/2020, publicado em edição especial do semanário do dia 24 de julho.

Vinte e uma academias receberam a visita dos agentes de fiscalização, que notificaram os estabelecimentos pelas irregularidades a respeito da presença de bebedouros, distanciamento entre as máquinas menor que 1,5 metros, desligamento das catracas eletrônicas e demarcação das maquinas que não estavam funcionando por causa do distanciamento. Algumas academias foram encontradas fechadas durante a ação.

Estão sendo analisados pelos fiscais os seguintes itens: o limite de 50% da capacidade de alunos; atendimento individual e por agendamento; não realização de aulas coletivas; uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e alunos; distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; distanciamento de aparelho, equipamentos e máquinas de, no mínimo, 1,5 metro; disponibilidade de álcool em gel; limpeza permanente dos aparelhos depois do uso para o próximo aluno; e proibição do uso de bebedouro.

Ação nos mercados – Também nesta terça-feira, a Defesa Civil de João Pessoa coordenou uma ação de higienização no Mercado Público do Valentina. Os mercados estão passando por uma limpeza visando garantir a segurança da população em relação ao coronavírus. Nesta quarta-feira (29), a ação acontece no Mercado do Alto do Mateus, a partir das 14h.

Força-tarefa – Esse trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Meio Ambiente (Semam) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil. As ações acontecem de maneira conjunta e cada pasta analisa aquilo que é de sua competência, fazendo valer o mais recente decreto municipal de combate a pandemia.

Secom-JP

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *