‘Operação Proteção’ começa em Mangabeira com barreiras sanitárias, testes rápidos e ações educativas para evitar a disseminação da Covid-19

Testes rápidos para Covid-19, distribuição de máscaras de proteção, desinfecção de espaços públicos, fiscalização do decreto municipal e campanha de conscientização sobre a importância do isolamento social para evitar a disseminação do Coronavírus – a Operação Proteção teve início em Mangabeira na manhã desta quarta-feira (27). O objetivo da ação realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é melhorar uma estatística preocupante: o bairro mais populoso da Capital já conta com 200 casos confirmados de Covid-19 e baixa taxa de isolamento.

Desde às 7h da manhã barreiras sanitárias foram montadas nos dois sentidos da Avenida Josefa Taveira e no Ponto Final da linha 301, para que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possam fazer a verificação da temperatura dos moradores. Em caso de alteração, o teste é aplicado no local, liberando o resultado em poucos minutos.

Os testes também são realizados através de demanda espontânea. Para a equipe de Saúde Municipal, a ampliação das testagens nas barreiras sanitárias é uma das medidas mais seguras – já comprovadas em vários países que controlaram a disseminação do Coronavírus – e permite construir o real cenário da pandemia na Capital, além de viabilizar medidas mais enérgicas de isolamento das pessoas contaminadas.

“Na primeira etapa da Operação Proteção, realizada no Bairro das Indústrias e Jardim Veneza, foram realizados 240 testes, sendo 56 deles positivos. Ou seja, é um dado muito importante para a gente continuar combatendo para achatar a curva de contaminação na nossa cidade”, disse o secretário da Sedurb, Zennedy Bezerra. “As pessoas que testam positivo já são encaminhadas prioritariamente para uma Unidade de Saúde da Família”, concluiu.

Além da saúde, as medidas de proteção estão acontecendo nas áreas de limpeza e desinfecção, além da fiscalização do comércio, com o objetivo de observar o cumprimento do decreto municipal e as medidas sanitárias para aqueles que têm prerrogativa de funcionar. A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, disse que essa operação está atuando primeiramente com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o risco de contaminação, as notificações e autuações só serão feitas nos casos considerados mais graves e havendo resistência.

“O mais importante nesse momento é evitar que as pessoas saiam de casa sem necessidade e sem tomar os cuidados que a situação requer. A maior preocupação, hoje, do prefeito Luciano Cartaxo, é tentar reduzir o número de doentes e de infectados pelo Covid-19 na Capital. E uma das formas é assegurar que só os serviços essenciais se mantenham abertos. O Procon-JP está trabalhando em conjunto com outras secretarias da Prefeitura de João Pessoa na Operação Proteção, cujo objetivo é o de fortalecer o isolamento”, afirmou.

A Operação Proteção se estende em Mangabeira até a próxima sexta-feira (29). Nesta quinta feira (28), os bloqueios continuam na Avenida Josefa Taveira e também na Avenida Hilton Souto Maior, próximo ao Trevo das Mangabeiras, no sentido da entrada do bairro. No último dia as barreiras também serão montadas na Rua Luiz Alberto Moreira Coutinho. Ao todo, mais de 100 profissionais estarão envolvidos na operação.

A Operação é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP e da Defesa Civil.

Secom-JP

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *