Dentro das ações preventivas da Operação Verão, lançada no início deste mês pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) passam por uma requalificação na área de Salvamento Aquático. O curso, que teve início nesta terça-feira (19), terá uma carga horária de 40 horas.

O objetivo é ampliar e atualizar os conhecimentos dos alunos, que reforçarão o efetivo da corporação empenhado na prevenção a afogamentos e outros acidentes nessa época de fim de ano e férias.  Conforme o vice-diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMPB (Deip), major Tiago Montezuma, o treinamento engloba disciplinas teórico e práticas.

- Publicidade -

Elas vão capacitar os cadetes para exercer suporte básico nas emergências aquáticas, realizar resgates, buscas e dar orientação aos banhistas acerca dos perigos oferecidos por animais marinhos, correntes marinhas, entre outros perigos. No total, 15 cadetes, do 1º e 2º ano do CFO, estão sendo requalificados para atuar na Operação Verão.

A operação reforça a prevenção aquática em todo o litoral paraibano, até o fim do Carnaval, empregando um efetivo de até 160 bombeiros nos dias de maior movimentação – a exemplo de fins de semana e feriados. Dentro desse efetivo estão também mergulhadores que são preparados para fazer busca e resgate de vítimas em ambientes subaquáticos.

A Operação Verão ainda redobra o número de postos de guarda-vidas, que pode chegar a 44 no período carnavalesco. Também foram disponibilizadas 12 viaturas para a prevenção na área litorânea, incluindo seis embarcações.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui