Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abre temporada 2018 com participação de cantoras líricas

concerto-orquestra-jovem_fotos-thercles-silva-1-270x180

A música erudita volta à programação das noites de quinta-feira na Capital paraibana. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba inicia a temporada 2018 neste dia 5 de abril, com a participação das cantoras líricas Alline Fernandes e Giovanna Maropo, como solistas, e um repertório que inclui obras dos compositores brasileiros José Siqueira, Francisco Mignone e Catulo da Paixão Cearense. O concerto de abertura da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, com entrada gratuita.

A “Marcha Fúnebre de um Marionete”, do compositor francês Charles Gounod (1818-1893), famoso sobretudo por suas óperas e música religiosa, vai abrir o concerto na noite desta quinta-feira. Em seguida, será executada “Nesta Rua”, música do paraibano do município de Conceição, José Siqueira (1907-1985), regente e compositor reconhecido em nível internacional, de suma importância como educador, pelo papel de liderança que exerceu no meio musical de sua época e pela participação da criação de várias entidades de classe e culturais, tornando-se uma das grandes figuras da música brasileira no século XX. Com arranjo de Vianey Santos, a música de José Siqueira terá a cantora lírica Alline Fernandes como solista.

O programa segue com a execução de “Luar do Sertão”, letra e música do poeta, músico e compositor brasileiro, nascido em São Luís, no Maranhão, Catulo da Paixão Cearense (1863-1946), e instrumentação do acompanhamento do piano do também brasileiro Francisco Mignone (1897-1986), pianista, regente e compositor erudito, natural de São Paulo (SP). A música tem arranjo de Vianey Santos e a participação da cantora lírica Giovanna Maropo.

As duas cantoras, Alline Fernandes e Giovanna Maropo, voltam para a execução de “Lakmé – Duo da Flores”, de Leo Delibes (1836-1891). O Dueto das Flores é a ária mais conhecida do compositor francês do século XIX, que além de óperas, compôs ballets, operetas e obras vocais, entre elas uma cantata e uma missa.

Após o intervalo, os jovens músicos da sinfônica paraibana vão executar a “Suíte sobre Temas Russos, Op. 79b”, de Max Bruch (1838-1920), compositor e regente alemão do período romântico da música erudita, que escreveu mais de 200 obras musicais. E para encerrar a noite, a “Dança dos Marinheiros”, de Reinhold Gliere (1875-1956), compositor russo reconhecido por ter incorporado música folclórica da Rússia, Ucrânia e países vizinhos em várias de suas obras.

“A inauguração da Temporada 2018 da Jovem privilegia e enaltece a voz humana”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Duas jovens e promissoras cantoras se apresentam em alto estilo, cantando com técnica apurada e desenvoltura artística”, completou.

Segundo Durier, o repertório é divertido e leve. “A Abertura, Suíte e a peça final encantam os ouvidos, almas e corações. São inéditas em solo paraibano, cumprindo nosso objetivo de trazer obras novas para o conhecimento e apreciação do público. Neste aspecto, como incentivo aos músicos desenvolverem a curiosidade na pesquisa e leitura do repertório universal”, destacou o maestro.

Solistas

Alline Fernandes (mezzo soprano) – É natural de Paulista (PE). Começou os estudos de canto no curso preparatório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o professor Vianey Santos, em 2013. Em abril de 2014 ingressou no curso de Bacharelado em Música (Práticas Interpretativas com Habilitação em Canto). Atualmente está cursando o 7º período no Bacharelado em Música (Canto Erudito) e continua sob a orientação de Vianey Santos.

Tem atuado artisticamente cantando como solista com a Orquestra Sinfônica da UFPB, Coro Sinfônico da Paraíba, OSPB Jovem, Banda de Música da Cidade de João Pessoa (Cinco de Agosto). Participou do Painel Mozart como solista em 2014 na UFPB, da III Feira de Música da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro e do IV Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

Como solista se destacou na Fantasia Coral em Dó menor de Beethoven com o Coro Sinfônico da Paraíba e a OSPB Jovem. Desempenhou o papel de Euridice em Orfeu Xamã, uma fábula em música com o Grupo Camena, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música CCTA-UFPB.

Giovanna Maropo (soprano) – Teve sua primeira experiência musical em coral infantil e iniciou seus estudos de teoria, canto e piano anos mais tarde na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro, na qual hoje atua como professora de Canto. Em 2012 ingressou no Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB, onde desempenha, há três anos, a função de preparadora vocal.

Em 2013 iniciou o curso preparatório em Canto Lírico com o professor Vianey Santos e é concluinte em 2018 do bacharelado em Canto Lírico da UFPB sob a mesma orientação.

Atualmente integra o Grupo Camena (PB). Desempenhou trabalhos como solista junto ao Coro Sinfônico da Paraíba, OSPB, OSPB Jovem, OSUFPB, OFJUFPB, OVPB. Participou como solista convidada do evento Uruguay for Export 2018 (Montevidéu/San José – UY), e também dos seguintes festivais de cunho nacional e internacional no Brasil: Fepac – PB, Fimus – CG, Música nas Montanhas – MG, Virtuosi de Gravatá – PE, Oficina de Canto Lírico de Recife, Festival de Verão da EMMSP, Gramado in Concert – RS, Femusc – SC.

Regente

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar. 

Próximos concertos:

OSPB – 12 de abril, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira

OSPB – 26 e 27 de abril, em Cajazeiras e Sousa

OSPB Jovem – 3 de maio, Sala de Concertos Maestro José Siqueira

OSPB – 10 de maio, Sala de Concertos Maestro José Siqueira

OSPB – 24 de maio, Igreja de Santana, no Funcionários II

 

Serviço

1º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Solistas: Alline Fernandes e Giovanna Maropo

Dia: 05/04/2018 (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Ingresso: Gratuito

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *