A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai encerrar a programação do primeiro semestre com dois concertos esta semana, onde se destaca a música brasileira. Nesta quarta-feira, dia 14, véspera do feriado de Corpus Christi, a OSJPB vai apresentar o 3º Concerto Oficial da Temporada 2017 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, às 20h30, e na sexta-feira, dia 16, fará a primeira participação deste ano no Projeto OSPB nos Bairros, às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, bairro de Mangabeira.

A regência dos dois concertos, que terão entrada gratuita, será do maestro Luiz Carlos Durier. O trombonista pernambucano Erivaldo Silva vai atuar como solista da apresentação de quarta-feira, na execução do “Concerto para Trombone Baixo e Orquestra”, de Eric Ewazen (1954). Antes, a orquestra abre o concerto com “Marcha Escocesa”, de Claude Debussy (1862-1918). Após um breve intervalo, os músicos da OSJPB voltam ao palco para mostrar ao público presente a composição de Alberto Nepomuceno (1864-1920), “Série Brasileira (Alvorada na Serra, Interlúdio, A Sesta na Rede e Batuque)”.

- Publicidade -

O maestro Durier destaca a importância da música de Nepomuceno, que vai encerrar os dois concertos. “É uma obra marcante, que iniciou o movimento nacionalista dos compositores brasileiros, cuja característica mais interessante é o uso do reco-reco pela primeira vez como instrumento de percussão numa obra sinfônica”, ressaltou. “Nepomuceno compôs essa obra na Alemanha, em 1891, quando ele estudava lá”, explicou o maestro.

Entre as músicas de “Série Brasileira”, A Sesta na Rede chama atenção pela beleza e pelos detalhes da execução pela orquestra. Para expressar esse destaque, Durier lembra a citação do musicólogo brasileiro Luiz Heitor: “A Sesta na Rede tem a moleza cálida das horas de sol a pinho, quando adormentada pelo vibrando afago da brisa, a gente nordestina busca preguiçosamente a rede e se entrega a seu leve e sonolento embalo”.

Erivaldo Silva, solista do concerto de Eric Ewazen, é pernambucano de Paudalho e começou a estudar música aos 16 anos, na banda Marcial da Escola Confederação do Equador. Mais tarde ingressou na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro e no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife. Sua relação com a Paraíba começou quando foi aluno do trombonista paraibano Radegundis Feitosa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Bacharel em Trombone Baixo pela UFPB, atuou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na Big Band Rubacão Jazz, ingressou na rede estadual de ensino em 2015 como Regente de Bandas Marciais e este ano passou ser professor itinerante e chefe de naipe da Orquestra de Metais e Percussão da Gerência de Bandas do Estado da Paraíba. Erivaldo Silva esteve presente em vários festivais de trombone no Brasil e no exterior.

OSPB nos Bairros

No primeiro concerto nos bairros da OSJPB, os moradores de Mangabeira que forem à Igreja São Francisco de Assis nesta sexta-feira vão ter a possibilidade de conferir o trabalho dos jovens músicos, que vão executar “Rei Leão – Destaques”, de H. Zimmer, E. John e T. Rice, com arranjo de Ted Parson; a “Marcha Escocesa”, de Claude Debussy (1862-1918); “Interlúdio n. 2”, de Vasily Kalinnikov (1866-1901); “Salve, Salvador”, Wellington das Mercês (1973), e “Série Brasileira (Alvorada na Serra, Interlúdio, A Sesta na Rede e Batuque)”, de Alberto Nepomuceno (1864-1918).

Regente – O maestro pessoense Luiz Carlos Durier é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 17 anos e da Orquestra Sinfônica da Paraíba há quase quatro anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado.

Desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola, Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como professor da classe de regência. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está realizando o Curso de Especiação Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu as orquestras do Rio Grande do Norte, do Estado de Sergipe, da UFRN e Criança Cidadã do Recife, além da Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

Durier foi o responsável por conduzir a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado artistas populares com a OSPB e OSJPB em grandes concertos populares, tais como: Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan. No dia 5 de agosto do ano passado, Durier regeu as duas orquestras paraibanas no concerto com o cantor e compositor Zé Ramalho, comemorativo aos 431 anos da cidade de João Pessoa. A apresentação lotou o Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções de João Pessoa.

 

Serviço:

3º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Regente: Luiz Carlos Durier

Solista: Erivaldo Silva (trombone)

Dia: 14/06/2017 (quarta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

 

4º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Projeto OSPB nos Bairros

Regente: Luiz Carlos Durier

Dia: 16/06/2017 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Igreja São Francisco de Assis, R. Renato Gomes de Oliveira, s/n – Mangabeira, João Pessoa, telefone 3238-8600

Ingresso: Gratuito

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui