Outubro Rosa – Assembleia Legislativa promove ação de prevenção ao câncer de mama

04.10.17-outubro-rosa-©-roberto-guedes-18
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Associação Promocional do Poder Legislativo, deu início, nesta quarta-feira (4) as ações da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A divisão médica da Casa fará durante todo o mês a realização de exames de mamografia e citológico.
Durante a ação, servidores do Departamento de Saúde da Casa, coordenados pela médica e diretora do departamento, Dayse Queiroga, distribuíram materiais informativos para chamar a atenção das mulheres para os exames preventivos. “Nosso objetivo é a conscientização da população, principalmente das mulheres, assim como de seus familiares, a necessidade dos exames de prevenção no combate ao câncer de mama”, explicou.De acordo Deyse, serão oferecidos, de forma gratuita pelo setor médico, exames de mamografia e citológico às servidoras. “É bem melhor prevenir a doença do que tratar quando a doença já foi desencadeada. A necessidade de prevenir favorece e diminui a taxa de mortalidade que ainda é muito alta”, argumentou a doutora.04-10 - Sessão Ordinária - Estela - ©2017 nyll pereira - 001

A deputada Estela Bezerra usou a tribuna do plenário para lembrar que aliado ao câncer de colo de útero, o câncer de mama é a neoplasia que mais mata mulheres no país. “Não há como evitar um câncer, mas há como diagnosticá-lo e tratá-lo e cada vez mais as tecnologias, a compreensão de uma saúde integralizada têm dado a oportunidade às pessoas que são acometidas de câncer de se curarem”, destacou.

De acordo com a deputada Camila Toscano, é importante chamar a atenção para a prevenção da doença que vitimiza mulheres no país. “É um mês voltado para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer os exames. Muitas delas não têm condições de fazer e Assembleia está com esta ação para que se faça a mamografia, que é uma ação muito importante para a saúde da mulher”, afirmou a parlamentar.04.10.17 outubro rosa © roberto guedes (50)

Para a servidora operacional Liana Paiva, a ação promovida pela Assembleia facilita o acesso das funcionários a exames importantes que ajudam principalmente no diagnóstico precoce. “Nós mulheres sabemos da importância e com a possibilidade de um incentivo a mais ajuda. A campanha, com toda certeza, é de muita relevância”, declarou a servidora.

Agência de Notícias – ALP

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *