Com a finalidade de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realiza a campanha Outubro Rosa 2015. A solenidade de abertura acontecerá nesta quinta-feira (1º), às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru, localizada na Rua Mascarenhas de Morais, s/n.

De acordo com Tânea Lucena, coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS, as ações preventivas para o público feminino são contínuas no decorrer do ano, mas durante o mês de outubro serão reforçadas pela Atenção Básica nas Unidades de Saúde da Família (USF).

- Publicidade -

“Nosso objetivo é dar acesso integral aos serviços como mamografia, ultrassonografia das mamas, biopsias e os outros exames que complementam o processo diagnóstico do câncer de mama, além de um trabalho das equipes de saúde da família em orientar as usuárias no cuidado e prevenção da saúde”, afirmou Tânea Lucena.

Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

Tânea Lucena alerta sobre a importância da mulher, independente da idade, conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas. “Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional”, disse. Ela ressalta ainda que também é recomendado que a mulher faça exames de rotina, pois podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas”, disse.

Parceria – Trazendo mais uma vez o tema “Deixe essa ideia bater forte no seu peito”, a campanha acontece de forma intersetorial. Além das atividades nos serviços da Rede Municipal de Saúde, o Outubro Rosa é realizado com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da ONG Amigos do Peito.

Câncer de Mama – De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa do Inca é de 57.120 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil.

Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui