João Pessoa sedia até esta quinta-feira (14) o XX Simpósio Brasileiro de Química Teórica. O evento acontece no Centro de Convenções da Paraíba, no Cabo Branco, e contará com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, a exemplo de Hans Liscka, Itamar Borges, Silmar Andrade do Monte, Mário Barbatti, Leticia González, AlvaroMuñoz Castro, Adélia Justina Aquino, Peter Taylor, ElfiKraka, Kenneth Merz, Hélio Anderson Duarte, Dana Nachtigallova, Rafael Bernardi, Oscar Nestor Ventura, Jorge A. Morales, Eugene Muratov.

Estão confirmadas as presenças de palestrantes de países como: França, Áustria, Chile, Estados Unidos, Dinamarca, República Tcheca, Alemanha, Uruguai entre outros. O evento é coordenado pela profªElizete Ventura do Monte e conta com apoio da Universidade Federal da Paraíba, CNPq, Capes e Governo do Estado da Paraíba, por meio de Edital da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba.

- Publicidade -

O Simpósio de Química Teórica completa 38 anos em 2019 e sua XX edição será, pela primeira vez, realizada no Nordeste do Brasil. Consagrado como o mais importante evento da área de Química Teórica e Computacional no Brasil e demais regiões da América Latina, o SBQT é realizado a cada dois anos e reúne pesquisadores das áreas de Química, Física, Biologia e Materiais para discutir os avanços e desafios que envolvem o desenvolvimento de métodos teóricos e computacionais bem como a utilização e aprimoramento de técnicas experimentais.

“No SBQT mais oriental das Américas teremos a oportunidade de promover, disseminar e compartilhar conhecimentos e os últimos avanços em pesquisa em Química Teórica e Computacional, além de contribuir para o estreitamento das relações com a química experimental, numa das cidades mais bonitas do Nordeste do Brasil: João Pessoa-PB”, destacou Elizete.

Mantendo a tradição do evento, nessa edição a programação terá um caráter diversificado visando contemplar as diferentes linhas de pesquisa existentes na comunidade de Química e Física Teóricas do país. Na programação do evento constam palestras, comunicações orais e apresentações de trabalhos na forma de painel.
Neste evento estão reunidos cerca de 330 participantes, o que representa uma parte considerável da comunidade de Química Teórica e Física Atômica e Molecular do Brasil. Esta edição envolve 67 instituições de ensino e pesquisa, com uma distribuição regional de 2% do Norte, 33% do Nordeste, 7% do Centro-Oeste, 55% do Sudeste e 3% do Sul. Os estados com o maior número de participantes são: São Paulo (22%), Rio de Janeiro (20%), Paraíba (15%), Minas Gerais (10%).

O perfil dos participantes está distribuído em 42% de pesquisadores doutores, 44% de pós-graduando (26% de doutorandos e 18% de mestrandos) e 14% de estudantes de graduação. Para bem receber os estrangeiros e manter o caráter nacional do simpósio as atividades serão preferencialmente em Inglês durante as manhãs e em Português às tardes. Num total haverá: 9 palestras plenárias, 20 palestras, 12 comunicações oral, 24 apresentações rápidas e 247 painéis divididos em duas seções noturnas. A tarde de quarta-feira será livre para que os participantes tenham tempo para discussões. Os trabalhos que serão apresentados envolvem desde o desenvolvimento de métodos e algoritmos até aplicações em diversas áreas da química, biologia e Ciência dos materiais.

Para comemorar a 20ª edição do SBQT, uma sessão especial marcou a abertura do evento, que contou com a palestra do professor  Marco Antônio Chaer do Nascimento, coordenador do 1º SBQT, que apresentou a evolução histórica do evento e sua relação com o desenvolvimento da química quântica computacional no Brasil. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Mário Barbatti da Aix-Marseille University – França que falou sobre os avanços e perspectivas da dinâmica clássica e quântica, uma importante ferramenta utilizada por diversos pesquisadores no Brasil e no exterior.

A programação completa está disponível em http://www.quimica.ufpb.br/sbqt2019.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui