A Paraíba está entre os quatro Estados do país com maior número de estudantes inscritos na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). No total, são 48.769 estudantes inscritos de 180 escolas da Rede Estadual de Ensino na competição, que descobre talentos na área de Física em todo o Brasil.

“O grande número de inscritos se deve ao trabalho de divulgação que fazemos ao longo dos anos, visitando as Gerências Regionais de Educação (GRE) e as escolas”, destacou o professor César Soares, coordenador estadual da OBFEP.

- Publicidade -

A OBFEP é um projeto apoiado pelo CNPq e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. A olimpíada começou em 2010, em caráter de Projeto Piloto, nos estados de BA, GO, PI e SP. Nos anos anteriores foram acrescentados outros estados e em 2018 a OBFEP acontecerá em todo o Brasil, sendo destinada exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º) do Ensino Fundamental das Escolas Públicas.

Poderão participar estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável. A participação do estudante acontece apenas por meio de sua escola, que nomeará um professor ou representante, que será responsável pela organização local.

A OBFEP 2018 ocorrerá em duas fases. Em cada fase os alunos participantes serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. “Na primeira fase teremos provas objetivas e na segunda fase, além da parte teórica, teremos a parte experimental”, explicou o professor César Soares.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: obfep.org.br

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui