O governador Ricardo Coutinho participa, nesta sexta-feira (8), às 10h, da edição especial do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba 2018, que será realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa. Com o tema “O Petróleo é nosso – Para quê?”, o debate vai abordar a atual crise de combustíveis e o papel da Petrobras.

O palestrante convidado desta edição extraordinária do Pense é o professor Adilson Oliveira, graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). O debate será mediado pelo economista Nelson Rosas Ribeiro, graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense e professor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

- Publicidade -

Na palestra “O Petróleo é nosso – Para quê?” serão abordadas as seguintes questões: Crise de combustíveis – tragédia anunciada de uma política equivocada; A Petrobras como patrimônio nacional, fator de desenvolvimento e objeto de interesses internacionais; Crise, limites e horizontes da política energética brasileira: o centro e a periferia no Brasil sob o signo da desigualdade e do vazio estratégico; Por um desenvolvimento econômico e social sustentável; Estado, sociedade e mercado: tensões, disputas e equilíbrios.

Perfil dos convidados – Adilson Oliveira é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Ciências Aplicadas pela University of Sussex, Grã-Bretanha e doutor em Economia pela Université de Grenoble, França.

Adilson participou da criação da Área Interdisciplinar de Energia da COPPE/UFRJ, onde permaneceu até 2002, quando se transferiu para o Instituto de Economia da UFRJ, no qual criou e coordenou o Grupo de Pesquisa em Energia e se aposentou como professor titular.

Já Nelson Rosas Ribeiro é graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como professor voluntário. O mediador tem Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) pela Universidade de Paris Nanterre e doutorado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui